Ulisses Pereira apoia realização de sessão evocativa da pesca e dos pescadores do bacalhau.

2017-02-14 17:39

Categoria: 

Concelho: 

O deputado do PSD, Ulisses Pereira manifestou esta terça-feira todo o seu apoio à proposta do Grupo Parlamentar do partido com vista à realização de uma sessão evocativa sobre os pescadores e a pesca do bacalhau, a ter lugar na Assembleia da República. Presidindo à reunião da Comissão Permanente de Agricultura e Mar, o parlamentar aveirense recordou os 75 anos do naufrágio do lugre Maria da Glória, cuja efeméride é assinalada na primeira semana de junho.

A proposta visa a realização, no Parlamento, de uma sessão evocativa da Pesca do Bacalhau em data próxima de 5 de junho de 2017, para recordar o episódio em que a embarcação Maria da Glória, em plena II Guerra Mundial, foi torpedeada enquanto navegava rumo aos bancos de pesca da costa Oeste da Gronelândia, do qual resultaram 36 vitimas mortais.

Ao justificar a proposta, os deputados evocam “aquele episódio de enorme carga simbólica”, lembrando “toda a memória da aventura trágico-marítima da pesca desta espécie” e valorizando “o impacto económico e social desta atividade ao nível da indústria, da ciência e da cultura gastronómica cuja relação com o ‘fiel amigo’ é única”.