Ulisses Pereira acusa Governo de ignorar crise por que passam produtores de leite.

2017-07-28 19:28

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O deputado do PSD Ulisses Pereira é um dos subscritores de uma 'Pergunta' dirigida ao Ministério da Agricultura na qual o Governo é exortado a “não ignorar a difícil situação que atravessam os produtores de leite”. No documento, os parlamentares sociais democratas questionam sobre medidas adicionais que aquele deve assumir para acudir a estas dificuldades.

“O PSD considera que o Governo não pode ignorar a difícil situação que atravessam os produtores de leite, fazendo de conta que “não é nada consigo” ou simplesmente esperando que a “crise passe por si” – lê-se na Pergunta subscrita por Ulisses Pereira, cujo primeiro signatário é o deputado açoriano António Ventura. O partido enuncia a persistência da crise no setor da bovinicultura de leite em Portugal, que se manifesta, principalmente, nos baixos preços pagos ao produtor. “Esta é uma crise incomparável, tendo em conta a sua situação prolongada, com consequências ao nível do rendimento dos produtores” – escrevem os parlamentares sociais democratas, denunciando que “o preço do litro de leite pago ao produtor em Portugal não está a acompanhar a média europeia”.

No documento agora dirigido ao Ministério da Agricultura, é denunciado que “em fevereiro observou-se, quando comparado com igual período de 2016, o preço mais baixo pago ao produtor da União Europeia e em março e abril registou-se o quarto pior desempenho em termos de crescimento, o que, na opinião do PSD, “significa que a crise no leite está a passar de europeia a nacional”.

Recentemente, a Associação dos Produtores de Leite de Portugal (APROLEP) voltou a alertar para o facto dos custos de produzir um litro de leite se situarem nos 35 cêntimos, enquanto o produtor recebe apenas 28,6 cêntimos. A APROLEP acusa o Governo, de não os receber, pois em junho solicitaram uma audiência ao ministro da Agricultura, mas até ao momento não obtiveram resposta. “Porém, o Governo “assobia para o lado” e por vezes nem responde às questões, porque está formatado só para anunciar boas notícias e rejeita lidar com crises” – lamentam os deputados do PSD, questionando o Ministério da Agricultura sobre que medidas adicionais pretende adotar o Governo para acudir a estas dificuldades, perante a continuada crise da bovinicultura de leite em Portugal.