Ulisses Pereira acredita no aumento da exportação de produtos agroalimentares para a Noruega.

2016-12-15 19:45

Categoria: 

Concelho: 

O deputado aveirense Ulisses Pereira recebeu, na Assembleia da República, o novo embaixador da Noruega em Portugal, Anders Erdal, que sucede no cargo a Ove Thorsheim.

A cooperação entre os dois países marcou o encontro, sendo que a região de Aveiro tem particular interesse nas relações comerciais com aquele país nórdico.

Foi a primeira reunião de trabalho presidida por Ulisses Pereira, que lidera o Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Noruega (GPA) desde 2009, após a apresentação das cartas diplomáticas, cerimónia que teve lugar a 19 de outubro.

Foram abordadas questões de interesse para o fortalecimento das relações políticas, comerciais e culturais entre os dois países.

 Ulisses Pereira manifestou, na ocasião, o seu agrado "pelos excelentes resultados para Portugal no âmbito da cooperação com a Noruega, nomeadamente através da utilização do fundo EEA Grants".

 O embaixador da Noruega deu conta do prosseguimento deste programa, que irá, nos próximos anos, ter uma atenção especial para o crescimento da Economia Azul e para projetos relacionados com o Ambiente, não deixando no entanto de continuar a apoiar projetos na área da Cultura.

 O parlamentar social democrata realçou, por outro lado, "a importância das relações comerciais com a Noruega para a região de Aveiro, nomeadamente pela importação de bacalhau", e expressou o desejo de poder vir a diminuir o défice da balança comercial, através da exportação de produtos agro-alimentares, nomeadamente vinho e azeite.

 Acompanharam o presidente do GPA nesta reunião os deputados Sara Madruga da Costa e António Lima Costa, ambos do PSD, Hugo Costa (PS) e Ana Virgínia Pereira (PCP).