Transdev culpa municípios por opção quanto ao transporte de alunos.

2020-05-22 16:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Depois das críticas do PCP, o grupo Transdev esclarece que há municípios que optaram por transportar os alunos do 11º e 12º ano com meios não licenciados para o efeito e que a empresa empre esteve disponível para retomar a sua atividade em todos os municípios onde opera.

Adianta que está a auscultar as populações das zonas que serve, através de uma plataforma online, para adaptar a oferta à procura.

Adianta que já retomou os seus serviços nos municípios pertencentes às comunidades intermunicipais do Cavado, Ave, Região Coimbra, Viseu Dão Lafões, Beiras e Serra da Estrela, Tâmega e Sousa, Alto Minho e nos municípios de Águeda, Sever do Vouga e Aveiro.

O PCP tinha pedido responsabilidades a autarquias pelos contratos de concessão a referir que deveriam atualizar os acordos uma vez que estavam a assumir encargos da concessionária.

“Há 15% de necessidades de transporte registadas que aguardam aprovação das AT e há 34% de situações identificadas a que as AT não estão a dar resposta, reduzindo a abrangência do transporte aos alunos do 11º e 12º ano, deixando a restante população sem qualquer oferta. Alguns municípios optaram por, voluntariamente, transportar os alunos com outros meios, apesar da Transdev ter sempre demonstrado disponibilidade e interesse em realizar os serviços essenciais definidos pelas Autoridades de Transporte (Municípios ou CIMs), contrariamente ao que foi afirmado por um partido político, que comentou publicamente o tema”.

No entender da Transdev, a opção de não utilização das empresas de transporte público que operam nestes municípios, resulta de uma “interpretação errada” por parte dessas autarquias do atual regime para os operadores de transportes e compromete a sustentabilidade futura destes.