Startup de produção offshore de salmão assina contrato de incubação.

2019-05-03 18:18

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Ílhavo e a startup Nord Portugal assinaram, hoje, o contrato de incubação para permanência na Incubadora de Empresas do Município de Ílhavo. Esta startup, constituída no início de 2019, tem como ideia de negócio o desenvolvimento da produção offshore de salmão.

A Nord Portugal pretende também desenvolver tecnologias e sistemas de produção proprietários e inovadores, adaptados às condições do mar português, estando a realizar o primeiro projeto piloto a cerca de 15 km ao largo da costa de Ílhavo.

A empresa colocou já a primeira jaula (e sistemas tecnológicos de apoio) para a produção de salmão em mar aberto, estrutura que foi desenvolvida por uma empresa também com atividade no Município de Ílhavo.

A Nord Portugal tem já parcerias ativas com outras entidades, como o ECOMARE - Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro, localizado na Gafanha da Nazaré, onde está centrado o desenvolvimento e a investigação relacionados com o processo de crescimento e adaptação dos salmões que, posteriormente, irão desenvolver-se nas jaulas, em mar aberto.

Para este projeto foram já licenciados, para fases distintas e sequenciais, 250.000 m2 no mar no âmbito do Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo e em licença atribuída a um dos mais importantes grupos empresariais portugueses da área da distribuição alimentar.