"Sou candidato para ser eleito e quero ser eleito para cumprir mandato até ao fim com a equipa que escolherei” - Ribau Esteves.

2021-07-08 21:08

Categoria: 

Concelho: 

Ribau Esteves (cabeça de lista à Câmara de Aveiro), Luís Souto (Assembleia Municipal), Catarina Barreto (Aradas), Nelson Santos (Cacia), Sara Rocha (Eixo/ Eirol), Ângela Almeida (Esgueira), Fernando Marques (Glória/Vera Cruz), Firmino Ferreira (Oliveirinha), Miguel Silva (Nariz, Requeixo, Nossa Senhora de Fátima), Vítor Marques (Santa Joana), Henrique Vieira (São Bernardo) e Arlindo Tavares (São Jacinto) são os rostos da candidatura da Aliança com Aveiro às autárquicas 2021.

Afirmada a linha de continuidade com os autarcas em funções a assumirem as recandidaturas.

Cumpridos dois mandatos sob a liderança de Ribau Esteves, foi reafirmado, esta tarde, em Aveiro, que a candidatura vitoriosa é para manter com apoio da distrital e direções nacionais de PSD, PP e PPM.

Com o PSD mergulhado numa guerra interna que leva a concelhia a contestar a perda do processo de elaboração de listas, Ribau Esteves, Luís Souto, Salvador Malheiro (PSD), Caetano Alves (PP) e Filipe Ramos (PPM) deram a voz na decisão de fazer avançar o processo de apresentação de candidatos em linha de continuidade.

Salvador Malheiro, presidente da distrital do PSD e vice de Rui Rio, foi claro na mensagem sobre a relevância da continuidade do projeto.

“Mostrar conforto e confiança que o PSD tem nesta candidatura para ver Ribau Esteves mais uma vez na Câmara de Aveiro. Vivemos momentos críticos e decisivos. Nada é igual ao passado. Este não é momento de experiências. Temos o privilégio de ter na capital de distrito das pessoas mais competentes e trabalhadoras que dignificam o PSD. O que se passa em Aveiro é digno de registo. O trabalho não pode ser deixado por terra. Ribau Esteves tem projetos não apenas para o presente mas para o futuro”.

Caetano Alves, da concelhia do PP, que chegou a assinar um compromisso com a concelhia de Vítor Martins deixou cair o dirigente Social Democrata e fez a defesa da Aliança com Ribau Esteves.

“Estamos aqui a protagonizar o quinto acordo autárquico com o PSD. O CDS esteve quatro mandatos com Girão Pereira. Depois veio a fase do investimento com Souto e voltamos para equilibrar as contas. E depois fomos buscar o melhor para por a casa em ordem e redesenhar o futuro. Estamos orgulhosos pelo projeto. Agora vamos apostar na capitalidade de Aveiro na região”.

Filipe Ramos, membro do secretariado nacional do PPM, quis assumir reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido.

“O PPM está presente para agradecer o trabalho dos dois mandatos de quem deu a Aveiro uma nova saúde e um novo rumo. Apoiamos o terceiro mandato em projeto de continuidade”.

Luís Souto Miranda, presidente da Assembleia Municipal de Aveiro, surge pela segunda vez na candidatura da Aliança à AMA e na hora do desafio acentuou a importância da presença da distrital no lançamento da candidatura para desfazer dúvidas que pudessem existir.

“Agradeço a Salvador Malheiro, presença com significado especial como todos sabemos. O CDS disse sim com clareza e fico contente com a presença do PPM, especial na minha vida”.

Depois de passar em revista o mandato destacou o “convite sem condições” de Ribau Esteves e a promessa de gerir a Assembleia “com equilíbrio e equidistância”.

Elogiou a obra feita, a recuperação de património, o investimento na qualificação e os projetos de futuro.

“Ribau Esteves é a capacidade de resolver problemas. Todos os que trabalharam nas 10 freguesias são reconhecidos pela proximidade. Há aqui alma aveirense”

O autarca de Aveiro termina o segundo mandato apostado em garantir a liderança para mais quatro anos e não esconde que depois de “arrumar a casa” todas as energias serão empregues no combate à pandemia e no desenvolvimento do Município.

“Acabar a renovação do parque escolar. Esta é a nossa prioridade. Até 2023 estará terminado. No pilar social vamos trabalhar com as IPSS e dar apoio à atividade económica com investimento nas zonas industriais. E aí que se cria emprego, aí está o motor principal. Na área da habitação, além dos recordes do investimento privado, queremos fomentar a resposta aos que não têm condição forte. E vamos continuar a reabilitar o nosso parque habitacional”.

Nos investimentos mais relevantes, o recandidato assumiu a aposta na construção de um pavilhão multiusos e reafirmou o desejo de ganhar a candidatura a capital europeia da cultura 2027.

Durante 60 minutos, na escadaria junto ao edifício Fernando Távora e tendo por cenário o canal central, Ribau foi candidato, animador e mestre de cerimónias.

“O caminho feito foi importante. Casa em ordem, câmara obreira, políticas inovadoras, ação por todo o município e combate à Covid em quase metade do mandato. Estamos aqui vivos, determinados e alegres”.

Reforçar a aposta na captação de fundos europeus e dar corpo ao estatuto de cidade líder na região são ideias da candidatura sob o lema “Dinamismo, Competência e Alma”.

“Vamos numa atitude séria, transparente e rigorosa. Foi assim em 8 anos e é assim que queremos caminhar. Sou candidato para ser eleito e quero ser eleito para cumprir mandato até ao fim com a equipa que escolherei”.

Sobre a polémica com a concelhia do PSD, as únicas palavras para a vida política interna foi para agradecer o apoio das estruturas nacionais dos partidos da coligação e recusar fragilidades no processo.

“Salvador Malheiro deixou claro em que lugar deve estar o PSD nesta batalha, agradeço ao Caetano Alves pela lealdade e ao Filipe Ramos por toda a presença. E a todos os que aqui apresentamos, peças importantes. Abraço aos presidentes dos partidos que dão apoio à candidatura. Somos uma candidatura bem ancorada mas aberta a todos os que querem mais”.