Sindicatos e trabalhadores exigem aumentos salariais para suportar aumento do custo de vida.

2022-05-02 10:06

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A União de Sindicatos de Aveiro assume a defesa do aumento dos salários como fundamental para suportar o aumento do custo de vida.

Mensagem do 1º de Maio com encontro na cidade de Aveiro.

As 35 horas semanais, a contratação colectiva e os serviços públicos mereceram referência no desfile da Av. Dr. Lourenço Peixinho até à Praça da República.

Isabel Tavares, da Comissão Executiva da CGTP-IN, saudou quem luta por “mais salários, emprego com direitos, pela contratação colectiva e serviços públicos para todos, pela redução do tempo de trabalho, sem perda de retribuição para as 35 horas”.

Saudou os jovens que “exigem o fim da precariedade e da instabilidade laboral que se transporta para vida, que adia projectos, destrói sonhos e obriga muitos a procurar lá fora o trabalho com direitos e as remunerações que não encontram no nosso país”.

Sobre o 1º de Maio confia que os trabalhadores saem à rua em afirmação da “solidariedade que desde sempre marca este movimento sindical, dizem não à guerra na Europa, no Continente Americano, em África, no Médio Oriente, na Ásia e em todos os territórios onde os interesses da exploração são levados ao extremo da destruição”.

“Daqui lançamos a nossa solidariedade aos povos massacrados pela barbárie e afirmamos a nossa solidariedade com todos os que procuram no nosso país o refúgio que as armas e a miséria negam e que alguns insistem em manter e intensificar. Daqui lançamos a nossa solidariedade com os povos da Palestina, do Sarah Ocidental, da Ucrânia, do Iémen, da Síria, do Iraque, do Afeganistão, da Líbia, de Cuba, da Venezuela entre tantos outros”.

No final, foi aprovada uma Resolução, onde os presentes assumiram o compromisso de intensificar a luta pela concretização das reivindicações.