Sindicatos aproveitam presença de membro de Governo para contestar municipalização da educação.

2015-07-09 10:08

Categoria: 

Concelho: 

Professores e educadores do concelho da Mealhada e outros profissionais e implicados no processo de municipalização da educação concentram-se, esta quinta, para uma visita do Secretário de Estado para a Modernização Administrativa. É mais uma etapa no processo de contestação que tem passado por locais como Águeda e Oliveira do Bairro. 

O dossiê foi aprovado na última sessão da Assembleia Municipal da Mealhada mas o sindicato mantém a contestação. “Face aos conteúdos do contrato de municipalização que o governo procura celebrar em final de mandato e perante a forma, verdadeiramente vergonhosa, como a câmara municipal da Mealhada tem vindo a impor a sua apetência por essa municipalização, a concentração pretende reafirmar a rejeição do processo já manifestada pela esmagadora maioria dos docentes do concelho (designadamente através de votação realizada nos dias 2, 3 e 4 de Junho) e expressar a indignação pela atuação da autarquia”. 

O Sindicato de Professores da Região Centro acusa a autarquia de decidir o envolvimento do agrupamento de escolas no negócio com o governo “sem sequer acautelar a pronúncia do seu conselho geral, o que, ainda assim, seria escasso para alicerçar, de forma séria, decisão de tamanha gravidade”.

Os participantes na concentração pretendem entregar ao governante uma carta, em que dão conta da forma como o processo tem decorrido, exigindo a suspensão da municipalização.