Sever: Produtores de pequenos frutos aconselhados a apresentar relatório de prejuízos.

2017-04-24 08:02

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Câmara de Sever do Vouga diz que só é possível pedir apoio e só terá força junto das entidades públicas se os produtores com colheitas destruídas fizeram chegar a informação sobre a estimativa dos prejuízos.

Mais de metade das colheitas de pequenos frutos terão sido destruídas pela queda de granizo, ao final da tarde da passada quarta-feira, na região de Sever do Vouga, que destruiu largas toneladas de mirtilo que se encontravam em fase de maturação.

A intempérie, de proporções nunca vistas nesta região, destruiu ainda citrinos, groselha, maracujá, vinhas e hortícolas e colocou em causa o sustento de muitas famílias.

Para fazer face aos avultados prejuízos, o Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, António Coutinho, apelou às entidades competentes uma ajuda urgente para minimizar os danos do que apelidou de “situação de catástrofe”.

“É necessário e urgente encontrar um tipo de apoio de emergência para podermos minimizar os prejuízos e não colocar em causa o futuro e as instâncias governamentais têm que nos ajudar”, sublinhou o autarca de Sever do Vouga.

Câmara Municipal, AGIM e entidades comercializadoras de mirtilo vão entregar ao ministro da Agricultura, Comissão de Agricultura da Assembleia da República e Direção Regional de Agricultura um relatório dos prejuízos causados pelo granizo em todas as culturas do concelho (com áudio).

Muitos produtores perderam metade da colheita, outros têm 80% do mirtilo perdido e, em alguns casos, a queda anormal de granizo levou à destruição de 100% da colheita para este ano.

No caso de algumas plantações de mirtilo, além da perda total para este ano, também os anos seguintes estão comprometidos devido à destruição das plantas.

Para fazer face a esta situação, a AGIM vai lançar um programa de apoio técnico destinado aos produtores afetados para que a recuperação das plantas seja possível.