Sever do Vouga está a substituir a iluminação pública por lâmpadas LED.

2021-03-30 17:19

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Sever do Vouga começou a substituição gradual das lâmpadas dos pontos de iluminação pública do concelho, por lâmpadas leds "com um menor consumo e uma maior durabilidade".

"O interesse prende-se com as questões ambientais associadas ao consumo energético e à forma como os díodos emissores de luz (vulgarmente conhecidos por LEDs) podem contribuir para uma utilização muito mais eficiente deste recurso". Para proceder à substituição dos focos luminosos pelas várias freguesias, foram estabelecidos protocolos com a EDP, que diretamente ou em parceria com a Câmara Municipal, trataram do fornecimento dos milhares de LEDs necessários para realizar as alterações. Ate ao momento já foram substituídos por LEDs, milhares de pontos de iluminação do concelho e para este ano estão em curso mais 1700.

Para António Coutinho, Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, estas substituições são um passo lógico para a futura sustentabilidade do concelho, que se quer “…eficiente ao nível dos recursos que utiliza e cada vez mais amigo do ambiente”. O autarca refere também que “…além de trazerem um tipo de iluminação mais forte, mais claro e mais nítido, os LEDs são muito mais eficientes do que as lâmpadas convencionais, duram mais tempo e o risco de avaria e necessidade de manutenção é muito menor”, o que valoriza imenso a qualidade da iluminação pública, garantindo uma maior eficiência energética.

O objetivo passa por concluir a total substituição das lâmpadas por LEDs, que se prevê acontecer de uma forma gradual.