Sever: Comissão aprova novo Plano Municipal de Defesa da Floresta.

2021-03-12 10:59

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O novo Plano Municipal de Defesa da Floresta contra incêndios de Sever do Vouga está aprovado.

Segue, agora, para validação no Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

A reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta (CMDF) de Sever do Vouga decorreu no início deste mês, por videoconferência (em direto do salão nobre da Câmara Municipal).

Estiveram representados nesta reunião os Bombeiros Voluntários de Sever do Vouga, a Coordenação Municipal da Proteção Civil, a Cooperativa Agrícola de Sanfins, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, o Instituto de Mobilidade e Transportes, o Núcleo da Proteção Ambiental da GNR de Águeda, a Associação Humanitária de Talhadas, o Grupo de Intervenção Proteção e Socorro da GNR de Vale de Cambra, a Unimadeiras, a Florecha, bem como os representantes da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Sever do Vouga, e do seu gabinete de Ambiente e Serviços Urbanos.

Emitido o parecer favorável da CMDF, o Plano e após algumas alterações sugeridas em sede de reunião da Comissão, seguiu para emissão de parecer vinculativo do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Posteriormente ainda terá que ir a discussão pública, aprovação em Assembleia Municipal e publicação no Diário de República.

António Coutinho, Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, adianta ainda que o plano agora discutido e aprovado pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta de Sever do Vouga “tem uma análise à situação do concelho e adianta medidas sobre a forma de atuar, na área da prevenção e do combate a incêndio”.