Serviço municipal de apoio a crianças, jovens e famílias de Oliveira do Bairro tem novas instalações.

2021-05-05 17:46

Categoria: 

Concelho: 

Foram hoje, quarta-feira, 5 de maio, inauguradas as novas instalações do Espaço Mudança, serviço que tem como objetivo aumentar os níveis de bem-estar e qualidade de vida de crianças, adolescentes e suas famílias, sinalizadas por entidades concelhias como estando em situação de risco.

O Espaço Mudança presta, de forma totalmente gratuita, apoio de caráter psicoterapêutico (terapia individual, terapia familiar, terapia de casal, intervenção em rede) e/ou psicoeducativo (educação parental e mediação familiar).

Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal, congratulou-se com as novas instalações, "que oferecem mais dignidade aos importantes serviços que vão ser prestados, em benefício da população e de todas as pessoas que ali vão trabalhar".

Lília Ana Águas, Vereadora da Ação Social e da Educação, explica que o Espaço Mudança se destina "a crianças e adolescentes com dificuldades emocionais ou de comportamento e respetivas famílias, prestando-lhes apoio totalmente gratuito, no sentido de promover as mudanças necessárias para uma melhor integração nos seus contextos escolares, profissionais e sociais”.

Com a inauguração das novas instalações, o Espaço Mudança, que funcionava anteriormente num T2, vai passar a dispor de cinco salas de consulta (uma para terapia familiar e de casal, três para consulta individual e uma cozinha que permitirá também a realização da intervenção em educação parental, intervenção psicoterapêutico com grupos e até formação), uma sala de trabalho para os técnicos afetos, uma sala para o centro de recursos, para além de uma sala de arrumos e duas casas de banho.

As novas instalações do Espaço Mudança localizam-se na Rua dos Bombeiros, n.º 17, em frente ao Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, no mesmo edifício do Mercado Municipal e da Incubadora de Empresas de Oliveira do Bairro.

Em 2020, e não obstante os constrangimentos decorrentes da pandemia, o Espaço Mudança de Oliveira do Bairro acompanhou 124 processos, 89 em psicoterapia individual, 13 em intervenção sistémica e 22 em educação parental, num total de 1560 consultas efetuadas. Esta resposta social, criada em 2007, resulta de uma parceria entre o Município e a Santa Casa da Misericórdia do Concelho de Oliveira do Bairro.

Na singela cerimónia que decorreu na manhã desta quarta-feira, fizeram-se representar os órgãos do Município (Assembleia Municipal, Presidente e Vereadores da Câmara), Direção da Santa Casa da Misericórdia do Concelho de Oliveira do Bairro, parceiro na implementação do serviço, Coordenação da Extensão de Saúde Flor da Areosa, Diretora do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, representantes das Juntas de Freguesia de Oliveira do Bairro, Oiã e Palhaça, Presidente da CPCJ de Oliveira do Bairro, técnicos das respostas sociais de atendimento e acompanhamento social da Santa Casa da Misericórdia e ABC de Bustos, técnicos do Município, e, naturalmente, os técnicos do serviço Espaço Mudança.