Semana da Mobilidade aposta em meios e rotas mais seguras, eficientes, inclusivas e sustentáveis.

2017-04-22 09:16

Categoria: 

Concelho: 

A Semana Municipal da Mobilidade Sustentável de Ílhavo arrancou, esta sexta, e vai até dia 28 de abril, em sinal de alerta para a importância de uma mobilidade "mais segura", "mais eficiente", "mais inclusiva" e "mais sustentável".

A quarta edição consecutiva da “Rota das Eco-Escolas” teve início ontem, num momento em que a EB 2,3 José Ferreira Pinto Basto dinamizou o percurso entre Eco-Escolas num conjunto de rotas que terão vários percursos sustentáveis até ao dia 8 de maio.

Esta edição da rota, promovida à escola piloto, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e à qual a Câmara Municipal de Ílhavo se associou, aposta na divulgação da Rede Municipal de Ciclovias e na promoção de viagens com recurso a modos suaves de mobilidade.

Beatriz Martins, Vereadora do Pelouro da Mobilidade e Transportes, participou numa aula aberta em que explicou a intervenção que está a ser promovida no espaço exterior àquela Eco-Escola e que teve contributo de propostas da sua Comunidade Escolar.

Mais uma vez circulará, de Eco-Escola para Eco-Escola, uma bandeira verde e o “livro verde” para registo das sugestões e compromissos da comunidade escolar, no âmbito da Mobilidade Sustentável, assumindo a Câmara Municipal de Ílhavo o compromisso de concretizar "pelo menos uma das sugestões ali veiculadas".

Este sábado há atividade para famílias na Escola Municipal de Educação Rodoviária. “EMER em Família” abre portas às famílias para que possam visitar a escola e levar os mais novos a desfrutar da pista exterior nos carrinhos a pedais.

No dia 26 de abril realiza-se a iniciativa “ESMERA-TE”, atividade direcionada para o público escolar, com formação em sala de aula e utilização da pista para que, na prática, os participantes possam cumprir as regras e os sinais de trânsito.

A Grande Pedalada é na terça, dia 25 de abril, Feriado, para um passeio em família e ao longo da semana o "Ílhavo in" oferece viagens gratuitas a seniores. As cinco linhas de ligação ao centro de Ílhavo incentivam o uso por parte dos seniores.

O serviço da Ílhavo in é composto por cinco linhas, uma por cada dia da semana, a partir da Gafanha da Nazaré (linha vermelha), Presa (linha verde), Vale de Ílhavo (linha amarela), Gafanha da Boavista (linha azul) e Gafanha do Carmo (linha laranja), com partida por volta das 9h00 e chegada pelas 12h30.

Serve a zona mais central e urbana da Cidade de Ílhavo, ligando os principais polos nevrálgicos e facilitando o acesso à Câmara Municipal de Ílhavo, Finanças, Registo Civil, equipamentos municipais entre outros serviços.

Durante a Semana da Mobilidade, a Câmara Municipal de Ílhavo irá proceder à distribuição de braçadeiras refletoras por todos alunos das EB 2,3 e Secundárias do município, para que a segurança rodoviária seja uma realidade do dia a dia.