"Se todos fizermos um pequeno esforço teremos melhor terra" - Fernando Caçoilo.

2017-11-23 10:04

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A mudança começa na escola, em casa e no espaço público com os comportamentos de quem valoriza os pequenos passos em nome da proteção ambiental do planeta.

Fernando Caçoilo aproveitou as sessões públicas, integradas na Semana Europeia de Prevenção dos Resíduos 2017, para destacar o trabalho do Município neste campo.

As Bandeiras Verdes foram o símbolo dessa aposta da autarquia na educação ambiental, agora com cobertura de 100%, em 32 escolas. O autarca de Ílhavo refere que é na escola que está a ser fomentada essa mudança (com áudio).

Destacou ainda a resposta dada pelas instituições e revelou orgulho pela riqueza do tecido associativo como agente de mudança.

“É, claramente, com estes momentos de cada um que se melhorar a nossa terra e o planeta. Se todos fizermos um pequeno esforço teremos melhor terra, ambientalmente melhor. O trabalho de todos, autarquia, comunidade e associações, tem feito o que de bom temos”.

No total, e pela primeira vez, foram atribuídas 32 Bandeiras Verdes, o que faz do Município de Ílhavo o único no continente com uma cobertura municipal a 100%. A Coordenadora Nacional do Projeto Eco-Escolas, Margarida Gomes, elogia a intervenção do Município e desafia as escolas a manterem o estatuto.

“É uma tarefa complicada conseguir atingir todas as escolas de um concelho. Mas mais difícil é manter. A vossa responsabilidade é redobrada. Há que manter este galardão e continuar o bom trabalho feito”

Semana Europeia de Resíduos com apresentação de várias campanhas, assinatura de protocolos de colaboração entre a CMI e a CERCIAV e entrega dos Diplomas de Mérito às Associações que na edição 2017 do Festival do Bacalhau mais se distinguiram na gestão dos Resíduos.

Joana Pontes voltou a entregar ajudas técnicas a partir da recolha de tampinhas de plástico. A coordenadora anunciou que vai "passar a pasta" devido a questões de saúde.

“As quantidades de tampinhas têm vindo a reduzir mas há mais necessidades e nesse sentido não vou assumir a campanha. Vou continuar a fazer recolha porque há necessidades particulares de famílias de pessoas com deficiência. Agora temos na Costa Nova a Carolina Gouveia que vai conseguir promover a campanha”.

A mentora do projeto já entrgou parte das ajudas a instituições sociais mas admite que faltam algumas peças. “Em relação às ajudas parecem muitas mas ainda faltam algumas. Já chegaram sacos para os bombeiros e ainda faltam cadeiras de rodas”.

Das diversas iniciativas dinamizadas nesta edição 2017 da Semana Europeia de Prevenção dos Resíduos, destaque também para as campanhas “Produzido com lixo”, no dia 24 de novembro, nas Eco-Escolas dos 2.º e 3.º Ciclos do Município; “Menos embalagens, mais poupanças”, no Gabinete de Atendimento Geral da CMI, Ecocentro e Comércio Local, e a Hora do Conto Especial “O rapaz que desligou o Sol”, na Biblioteca Municipal de Ílhavo.