Santo André regressa ao Oudinot preparado para captar mais visitantes.

2021-01-05 12:11

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O navio museu Santo André já está de regresso ao cais no Jardim Oudinot e a reabertura deverá acontecer no final do segundo trimestre de 2021.

Depois dos trabalhos em doca na Navalria num investimento de cerca de 600 mil euros, anuncia-se agora a criação de um novo percurso expositivo e uma nova zona e espaço de receção no Jardim Oudinot.

Foram reabilitados todos os espaços do navio, com particular destaque para os porões, as áreas de alojamento, o parque do guincho de pesca, a casa das máquinas, a balaustrada exterior, o convés, os mastros e a ponte, para além da pintura total, docagem e alagem, e a renovação de toda a componente elétrica e sistemas do navio, entre outros.

Fernando Caçoilo esteve na chegada do navio ao Oudinot.

O autarca de Ílhavo diz que o investimento vai ajudar a afirmar a importância do navio museu e criar novos atrativos para chegar a mais público (com áudio)

Quanto ao projeto museográfico vai contar com novas dinâmicas do percurso de visita, revitalizando a especial identidade do Santo André com uma nova narrativa expositiva permanente, experiências sensoriais usando novas tecnologias que remetem para o passado histórico do navio.

Fernando Caçoilo admite que as novas capacidades garantam a chegada de mais público e maior visibilidade.

Ainda assim, espera pela evolução da pandemia para poder fazer um balanço mais efetivo. (com áudio) 

Concluída a reabilitação estrutural, seguem-se mais duas fases de intervenções, que, na globalidade do projeto, representam um investimento total superior a 1,2 milhões de euros.

Depois de 795 mil euros em obras de manutenção (1.ª fase), há 180 mil para a reformulação do percurso expositivo (2.ª fase) e, ainda, 275 mil para a construção da nova área de receção.