“Salicórnia” vai custar mais 564 mil euros aos cofres da Câmara de Aveiro.

2024-06-09 20:11

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O novo Ferryboat Elétrico “Salicórnia” vai custar mais 564 mil euros aos cofres da Câmara de Aveiro.

A Câmara de Aveiro deliberou autorizar o pagamento desse valor ao consórcio das empresas – “Navaltagus – Reparação e Construção Naval, S.A. / Navalrocha – Sociedade de Construção e Reparação Navais, S.A.” para efeitos de reequilíbrio financeiro do contrato de aquisição do novo Ferryboat 100% Elétrico “Salicórnia”, elaborado em 2020.

A autarquia explica que esta operação resulta na “reposição de equilíbrio financeiro com base em alterações dos pressupostos iniciais que surgiram na sequência de causas naturais, como foi a Pandemia, a crise global da energia e a Guerra na Ucrânia, que vieram criar situações excecionais nas cadeias de abastecimento que resultaram em aumentos dos preços das matérias primas, dos materiais e da mão de obra, com especial destaque no sector da construção”.

Há ainda a registar “alterações no projeto” e a necessidade de “custos adicionais relacionados com eventos e instalação de equipamentos específicos”.

O valor agora aprovado de reequilíbrio financeiro pela CMA é cerca de metade do valor apresentado / proposto pelo consórcio, tendo a decisão da CMA a devida sustentabilidade técnica, legal e financeira.

A autarquia recebeu do POSEUR a informação do aumento de 200.000€ do financiamento a fundo perdido que se vem somar aos 2,17 M€ já aprovados.