'Sábado Aberto' no Estaleiro "chama" famílias e amigos.

2022-01-14 18:19

Categoria: 

Concelho: 

O Estaleiro – Estação Científica de Ílhavo vai estar aberto este sábado, dia 15, com atividades, gratuitas, "que vão desafiar a imaginação dos mais curiosos".

Na primeira atividade, às 10h, os "Robôs à solta no Estaleiro" convidam os participantes a construir e a programar os seus próprios robôs.

Às 11h30, a atividade "Tecl'aqui - Makey makey" desafiará os participantes a transformarem vários objetos em teclas: uma banana a dar música, uma chave inglesa a miar, uma taça de água a tocar bateria ou um tubo de cobre para jogar pac-man.

O Sábado Aberto acontece ao terceiro sábado de cada mês, com uma programação divertida, para família e amigos.

O Estaleiro é um espaço municipal dedicado à ciência e à tecnologia, não esquecendo o contacto com a cultura, o património e a identidade local, associando a longa tradição marítima da pesca de Bacalhau, o Pão de Vale de Ílhavo e a cerâmica da Vista Alegre às STEAM, competências nas áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Quatro espaços com dinâmicas diferenciadas (Casa das Máquinas, Casa do Leme, Messe e Ponte) proporcionam experiências maker, de robótica, de gastronomia de bordo, de cozinha molecular ou, mesmo, de produção de bioplásticos e biodiesel.

O Estaleiro tem como principal objetivo a promoção da ciência, permitindo o desenvolvimento da literacia científica e do pensamento computacional, despertando o interesse pelos fenómenos que nos rodeiam através de atividades de cariz prático nas áreas das ciências, robótica e programação.