Rosa Maria Albernaz (PS) representa Parlamento Português na Assembleia da União Interparlamentar.

2015-03-19 22:02

Categoria: 

Concelho: 

A Deputada do Partido Socialista, Rosa Maria Albernaz, estará presente, em representação do Parlamento Português, em Hanói, Vietnam, na 132.ª Assembleia da União Interparlamentar (UIP – Parlamento Mundial) que decorrerá de 26 de março a 1 de abril de 2015.  

Nesse encontro, os Parlamentares de todos os Continentes irão debruçar-se sobre “Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Transformar as Palavras em Ações”, que irão ser adotados no início do próximo ano, pretendendo definir o papel de cada Parlamento na resposta aos desafios do combate à pobreza, às desigualdades, às alterações climatéricas, entre outras questões.

Estes objetivos têm uma previsão de aplicabilidade a 15 anos e aplicam-se quer a países desenvolvidos quer a países em desenvolvimento e cada país tem liberdade para definir quais e como atingir os seus objetivos e adaptá-los às suas próprias circunstâncias.

Como Vice-Presidente da Comissão Mundial de Democracia e Direitos do Homem, a Deputada Rosa Maria Albernaz irá debater na reunião desta Comissão o tema “O Direito Internacional no que concerne à soberania nacional e à não intervenção nos assuntos internos dos Estados e dos Direitos Humanos”.

Na sua intervenção dará importância ao acesso à saúde como um direito básico, à democracia na era digital e a ameaça à privacidade e liberdade individual, e fará uma retrospetiva da Convenção dos Direitos das Crianças, que entrou em vigor há 25 anos.