Rita Batista lidera a lista do Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal de Aveiro nas eleições de 2021.

2021-06-01 09:45

Categoria: 

Concelho: 

Rita Batista (na foto) lidera a lista do Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal de Aveiro nas eleições de 2021.

O BE lançou os primeiros nomes da candidatura à Assembleia Municipal de Aveiro, aprovados, por unanimidade, em plenário de aderentes.

Rita Baptista, 40 anos, farmacêutica, integra a direção nacional do Bloco de Esquerda, assim como a distrital e concelhia de Aveiro. É deputada municipal no presente mandato autárquico em que o BE conta com dois lugares no plenário.

É ativista feminista sendo fundadora de um dos movimentos feministas de Aveiro que promoveu várias ações e concentrações ela igualdade de direitos e contra a violência doméstica.

Na apresentação da candidatura defendeu que "o Bloco de Esquerda quer uma Aveiro aberta e acolhedora a todos e todas” e destacou as questões associadas ao direito à habitação.

“A habitação é um direito e não deve ser um privilégio. A mobilidade ativa e os transportes públicos devem dar respostas às necessidades da população. O combate às alterações climáticas deve ser encarado como uma prioridade. A cultura tem que ser muito mais que um conjunto de eventos ao serviço da turistificação. Ao longo dos anos temos apresentado propostas para mais serviços públicos, para políticas públicas de habitação e mobilidade, para trabalho sem precariedade e assim continuaremos a fazer. É possível fazer diferente e apresentamo-nos em Aveiro para isso mesmo."

João Moniz, 31 anos, investigador na Universidade de Aveiro e eleito na Assembleia de Freguesia de Esgueira, é o segundo da lista.

Andreia Fonseca, 31 anos, psicóloga, é a terceira numa equipa que tem experiência de Assembleia pela rotação em regime de substituição.