Ribau Esteves reeleito Presidente da CIRA para metade do mandato. Depois será a vez de Joaquim Batista (Murtosa).

2021-10-28 15:36

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) realizou hoje a sua primeira reunião do mandato autárquico 2021/2025, com o objetivo principal de eleger o seu Presidente e os Vice-Presidentes, assim como o Secretariado Executivo Intermunicipal, contando com a presença de todos os onze Presidentes de Câmara dos Municípios associados e tendo as deliberações sido tomadas por unanimidade.

O Conselho Intermunicipal da CIRA elegeu o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves para seu Presidente, exercendo essa função na primeira metade do mandato, tendo sido eleito o Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Joaquim Baptista, para esse exercício na segunda metade do mandato.

Para Vice-Presidentes, foram eleitos, o Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, e o Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-A-Velha, António Loureiro.

Estas decisões do Conselho Intermunicipal da CIRA assentam numa opção de continuidade do excelente trabalho que tem vindo a ser realizado, da necessidade de manutenção da sua liderança para garantir um elevado nível de conhecimento e intensidade na gestão de um conjunto de dossiers muito importantes e complexos que se encontram numa fase crucial de desenvolvimento, como os projetos da zona do Baixo Vouga Lagunar, a negociação e as operações de conquista de Fundos Comunitários do PRR e do Portugal 2030, a elaboração do Plano Estratégico da Região de Aveiro “Unir@Região de Aveiro” (revisão do Plano Intermunicipal de Ordenamento “Unir@Ria”), a Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027, a criação da Central de Biomassa da Região de Aveiro, entre outros.

A decisão tomada de mudança do Presidente do Conselho Intermunicipal da CIRA em meados do presente mandato, visa utilizar essa mudança para fazer uma cuidada transição com o fim da liderança de Ribau Esteves, que preside à CIRA e às suas entidades predecessoras, há 20 anos, garantindo a manutenção futura da forte dinâmica da CIRA.

Foi também deliberado apresentar a proposta à Assembleia Intermunicipal da CIRA (que entretanto se constituirá), do Dr. José Eduardo Matos para Secretário Executivo Intermunicipal, na perspetiva da continuidade do excelente trabalho que tem vindo a realizar, em verdadeiro espírito de equipa com o Conselho Intermunicipal.

Os onze Presidentes reiteraram a sua determinação no processo de crescimento da CIRA e o seu compromisso de trabalho para mais e melhor desenvolvimento da Região de Aveiro, num trabalho de equipa com todas as entidades públicas e privadas e sempre em proximidade com a População.