Ribau Esteves no Plenário do Comité das Regiões e na defesa do Alargamento da União Europeia.

2022-06-30 18:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Ribau Esteves entende que a União Europeia deve dar prioridade ao alargamento a novos países como forma de fortalecer a sua coesão.

Posição manifestada na sequência do Plenário do Comité das Regiões Europeu, a 29 e 30 de junho, em Bruxelas, a primeira em modo presencial depois do início da Pandemia da Covid-19 em março de 2020.

Nesta sessão plenária ocorreu a mudança da presidência do CdR.

Vasco Cordeiro (do PSE), Deputado da Assembleia Regional dos Açores, antigo presidente do Governo Regional, ocupa o lugar em substituição do grego de Apostolos Tzitzicostas (do PPE), sendo a primeira vez que um português assume a presidência do CdR.

Ocorreu também a reeleição dos Vice-Presidentes do CdR e dos Membros do Bureau do CdR, do qual o autarca de Aveiro continua a ser membro.

Ribau Esteves defendeu que a União Europeia tem de dar prioridade à importante e delicada matéria do alargamento da UE, agora que atribuiu o estatuto formal de candidato à Ucrânia e à Moldova, e que tem esse mesmo estatuto atribuído a outros cinco Países, alguns dos quais há mais de 10 anos.

“No total há nove Países Europeus que querem integrar a UE e o momento político que vivemos tem de dar prioridade a essa matéria. A importância política do alargamento da EU é fundamental, para fortalecer o Projeto Europeu, para defender a Paz de forma mais eficaz e promover o desenvolvimento sócio-económico e a coesão social e territorial dentro de todo o Continente Europeu”.