Requalificação do largo da Bruxa cria "sala de visitas" na Gafanha da Encarnação.

2016-12-09 18:38

Categoria: 

Concelho: 

A “prenda” de anos da elevação da Gafanha da Encarnação a Vila é o investimento de 343 mil euros na requalificação do Largo da Bruxa.

Dois dias depois da abertura de concurso, aprovada em reunião de Câmara, Fernando Caçoilo aproveitou a visita à freguesia para anunciar que o projeto vai ficar concluído até ao verão.

Serão quatro meses de obra num projeto que acaba com o estacionamento em frente ao estabelecimento que dá nome ao largo, alargando a área verde e criando um corredor ciclável entre o troço norte e sul do caminho do Praião.

A criação de uma zona verde de fruição, voltada para a ria, com mobiliário urbano moderno e áreas de lazer, com a Costa Nova em fundo, são os traços da proposta que redefine uma nova área de estacionamento, hoje pouco usada, junto ao espaço onde os pescadores guardam os aprestos marítimos e a qualificação do estacionamento junto à Associação Náutica da Gafanha da Encarnação.

“Esta beleza merece tratamento especial. É um compromisso de dar ao espaço o que ele merece, condições para as famílias passarem aqui uma parte da tarde”.

“O povo precisa de ajuda” reclamava a proprietária do estabelecimento comercial preocupada com a falta de estacionamento. A Junta e a Câmara garantem que a área ficará melhor servida e com mais tranquilidade.

Fernando Caçoilo acabou a sessão pública a responder às questões de munícipes que foram à apresentação do projeto de requalificação do largo da Bruxa.

A requalificação de estradas, nomeadamente a rua da Saudade, saneamento em negociação com a ADRA e a rede de águas pluviais, ainda dependente da captação de financiamento, são projetos de curto e médio prazo.

O momento mais tenso aconteceu com a presença de um cidadão que reclamou mais celeridade na execução do Plano de Pormenor da frente ribeirinha para terrenos que vão ganhar capacidade construtiva.

“Isso deve estar fechado numa gaveta qualquer”, reclamava o morador que não aceita a “demora” na agilização de um processo que permita dar resposta a cinco pedidos de viabilidade de construção.

O autarca responde que o Plano de Pormenor está previsto no PDM e “tem uma dimensão brutal” ao assumir a faixa litoral da Gafanha da Encarnação e da Gafanha do Carmo.

“No âmbito do PDM há 13 planos previstos. Há cinco pedidos de viabilidade para esta faixa até ao limite do Carmo. Um é de 2013 e cinco deste ano. Trata-se de um processo que não se faz em dois dias”.

Fez notar ainda que há posições contraditórias, em diferentes momentos, de cidadãos que hoje reclamam rapidez. “No abaixo-assinado há assinaturas de quem quer o Plano de Pormenor e que no PDM eram contra. Temos que ser sensatos e equilibrados. O PP vai avançar. É indiscutível mas não é de um dia para o outro”.

O dia na Gafanha da Encarnação fica marcador pela visita a obras já executadas, como o arrelvamento do Campo do Nege, encarado como um dos grandes investimentos do ano.

Augusto Rocha, presidente de Junta, destaca o 12º aniversário como mais um passo a caminho da maioridade”. “Já estamos mais perto da maioridade do que da nascença. Penso que a Bruxa é uma das áreas mais importantes. Vamos dar uma nova luz a esta área. Penso que vai ficar interessante”.