Regina Bastos reclama reabertura de serviço de urgência em Estarreja.

2017-11-13 15:44

Categoria: 

Concelho: 

A deputada do PSD, Regina Bastos, exigiu do Ministério da Saúde a reabertura da urgência do Hospital Visconde de Salreu, de Estarreja, “insistente exigência da autarquia”.

Intervindo na discussão, na especialidade, do Orçamento do Estado para 2018, a parlamentar social democrata recordou os 38.000 habitantes obrigados a recorrer à unidade hospitalar de Aveiro em caso de emergência.

“Esta reabertura é uma legítima e insistente exigência da autarquia de Estarreja e das populações deste concelho e do vizinho concelho da Murtosa”, enfatizou Regina Bastos na audição ao ministro da Saúde, lembrando que a população destes concelhos e ainda da freguesia de São Jacinto, do concelho de Aveiro, atinge um total de 38.000 habitantes, que têm como serviço de urgências mais próximo o do Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro.

A deputada aveirense notou, na sua intervenção, que a unidade hospitalar aveirense fica a uma distância de 25 quilómetros de Estarreja, de 50 da freguesia mais distante da Murtosa e a cerca de 70 de São Jacinto. A esse respeito, Regina Bastos acrescentou que “não valerá a pena, também, relembrar o senhor ministro que Estarreja tem o segundo pólo da indústria química pesada do País, com o potencial de risco associado”.

“Apesar de todas estas evidências que justificam a reabertura das urgências no Hospital Visconde de Salreu, o certo é que nada aconteceu até agora”.