Região debate futuro da Ria e BE propõe criação de Parque Natural.

2021-06-29 08:00

Categoria: 

Concelho: 

No dia em que a Região de Aveiro reúne na Costa Nova para falar do futuro da Ria de Aveiro, o Bloco de Esquerda apresenta a iniciativa parlamentar para a criação do Parque Natural da Região de Aveiro.

Os Municípios preparam-se para abordar, de novo, a falta de um modelo de gestão e o BE lança a ideia de criação de um Parque Natural que inclui as áreas já protegidas e contíguas na região, nomeadamente referentes ao território da Ria de Aveiro, do Rio Vouga, da Pateira e das Dunas de São Jacinto, classificadas como Zona de Proteção Especial, Sítio de Importância Comunitária e Zona Especial de Conservação da Ria de Aveiro, Sítio Ramsar e Reserva Natural.

O BE admite alargar esta figura de parque natural a outras áreas a proteger para assegurar a conectividade ou o cumprimento da estratégia europeia para a biodiversidade 2030.

“Trata-se de uma promoção no grau de proteção e uma valorização do estatuto das áreas protegidas em questão”, explica o BE que se tem manifestado contra a entrada dos municípios na gestão de territórios classificados.

Nelson Peralta fala do tema, às 10h30, na Praça Joaquim Melo Freitas, em Aveiro, e à mesma hora, na Costa Nova, os autarcas da região voltam a falar da falta de modelo de gestão para a ria.

O Bloco de Esquerda entrega no Parlamento um projeto de resolução para a criação de um Parque Natural da Região de Aveiro.