Rede de transportes públicos em Aveiro reforçada a partir do dia 1 de Abril.

2024-03-21 07:34

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Rede de transportes públicos em Aveiro reforçada a partir do dia 1 de Abril.

A Aveiro Bus, concessionada pela Câmara de Aveiro à operadora ETAC / Transdev, vai reforçar a sua oferta de transportes públicos, a partir de 1 de abril, com 160 novos horários, 50 novas paragens, e dois novos autocarros para operar duas novas linhas urbanas.

Para operacionalizar a ambição da CMA, a Transdev investiu 250 mil euros em dois novos veículos e contratou mais 14 motoristas para colocar ao serviço da Aveirobus.

A autarquia reforça a operação com investimento de 515 mil euros.

Os primeiros dois dias serão de viagens gratuitas para chamar a atenção para as novas linhas na rede Aveiro Bus.

As duas novas linhas urbanas agora criadas – linha Centro Azul e linha Centro Verde – vão ter um total de 42 paragens e oferecer, cada uma, um total de 34 horários entre dias úteis (representando um veículo a cada 40 minutos, das 7h00 às 23h00) e fins-de-semana.

Estas novas ligações permitirão ligar várias zonas da cidade com a rede de transportes pré-existente, que também é significativamente reforçada a partir do próximo dia 1 de abril.

As 11 linhas “históricas” da Aveirobus vão ser reforçadas com 92 novos horários e 8 novas paragens.

Ribau Esteves assume que a construção da rede nunca será ilimitada pelos recursos que envolve e por não existir a densidade das grandes áreas metropolitanas.

Mas acredita que o próximo passo, inspirado no Porto e Lisboa é a criação de um passe único (com áudio)

Todas as linhas (excluindo L12) veem o seu número de horários aumentar com um recorde de 11 novas viagens em dia útil para a linha 1.

Nestas linhas, o principal incremento é no período noturno, entre as 21h e as 24h e nos fins-de-semana.

Relativamente à oferta atualmente existente, é de salientar que a oferta de fim de semana dobra de volume.

Nenhum horário é suprimido, toda a oferta acresce à que já existe.

Em alguns casos pontuais, alguns horários têm variação de 5 minutos relativamente ao que existe agora.

Na grande maioria das vezes, nessas situações esporádicas, as diferenças são uma antecipação do horário, até um máximo de 5 minutos.

Aveirobus aposta em forte campanha de comunicação para divulgar nova oferta para levar as novidades ao conhecimento da população.

Utiliza a rede de mupis da cidade, as redes sociais da companhia, o site da Transdev, fazer publicidade em órgãos de comunicação social regionais e distribuir informação através de promotoras em locais estratégicos da cidade.

Neste momento, 45% da frota da Aveirobus é elétrica Este reforço da oferta Aveirobus surge poucos meses depois da empresa ter adquirido 10 autocarros elétricos.

Ribau Esteves salienta a contínua melhoria no sistema ao longo dos anos e deixa claro que essa aposta vai manter-se para acompanhar o crescimento da cidade.

“As alterações que entrarão em vigor no próximo dia 01 de abril acontecem depois de um longo e profundo trabalho de análise às novas dinâmicas de mobilidade na Cidade e no Município de Aveiro. Queremos diminuir o fluxo automóvel nas zonas mais centrais de Aveiro e por isso decidimos criar duas linhas que percorrem o Centro da Cidade. Mas também queremos dar mais e melhores condições nas deslocações casa – trabalho, foi essa a ideia base para aumentar o número de carreiras no início e no final do dia”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves.

Para José Portelada, Administrador da Transdev, o futuro passa por monitorizar a evolução dos transportes na cidade e na região e reforçar a aposta caso seja necessário acompanhar a procura de residentes e visitantes (com áudio)

“Estamos a agir para garantir mais e melhor oferta, com mais qualidade e melhor serviço e a apostar na sustentabilidade ambiental da operação. Todos estes aspetos são hoje fundamentais, quando o objetivo é servir mais pessoas e oferecer soluções que levem as populações a preferir o transporte público ao transporte individual. Agradecemos à Câmara Municipal cuja visão e ambição para as mobilidades coletivas são uma fonte de inspiração em todo o país”.