Reabilitação urbana alavancada por fundos europeus chega ao Bairro dos Pescadores e ao Ciemar.

2018-09-10 08:17

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Ílhavo vai avançar para a reabilitação do espaço público no bairro dos pescadores, junto ao Ciemar e em arruamentos do centro.

O Executivo aprovou três propostas de projeto de requalificação inseridas no Plano de Ação de Regeneração Urbana de Ílhavo (PARU Ílhavo), no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Concelho de Ílhavo, e que irão ser executadas na Rua João Carlos Gomes, Acessos e Zona Verde junto ao CIEMar e Bairro dos Pescadores.

As requalificações, cofinanciadas pelo Centro2020 (Portugal2020) irão permitir empreitadas de execução das redes de Drenagem de Águas Pluviais e Drenagem de Águas Residuais, para além das redes de Incêndio, Gás e Telecomunicações.

O investimento global das três intervenções de requalificação ronda 1.1 milhões de euros.

Os vereadores do PS aprovaram as medidas mas lamentam que a aposta não esteja centrada num trabalho de continuidade ao longo dos anos e esteja na dependência de fundos comunitários.

Eduardo Conde diz que há projetos que já poderiam estar concluídos se "feitos ao longo do tempo". Defende que empreitadas de cerca de 150 mil euros não necessitam desse ajustamento ao calendário de fundos europeus sem colocar em causa o orçamento municipal. Sobretudo as que "trazem qualidade à vida das pessoas".

Sérgio Lopes defende que a manutenção do espaço público não deve ficar na dependência dos calendários de fundos mas fazer parte de um cronograma regular de intervenções (com áudio)

Quanto à maioria assume que a gestão de fundos europeus é pilar nas intervenções de qualificação urbana. Fernando Caçoilo assume que todos os apoios são decisivos (com áudio)

O autarca abordou o calendário de intervenções e diz que os projetos vão ganhar novo balanço nos próximos meses (com áudio)