“Queremos é que o desenvolvimento continue. Ílhavo não para” – Fernando Caçoilo.

2015-05-03 20:35

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

“São Pedro não está amigo. Agradeço aos técnicos e ao empreiteiro pela paciência que teve na obra. Importante é que está aí ao serviço das populações. Que a obra seja abençoada”. Com esta declaração o presidente da Câmara de Ílhavo assinalou a abertura da via de acesso ao Parque de Ciência e Inovação. A cerimónia acabou por cumprir-se este domingo mas sem a animação e a presença popular que tinha sido pensada devido ao mau tempo.

A via parte da Rotunda das Lavegadas, em Ílhavo, e circunda a zona urbana da Coutada numa ligação ao campus universitário de Aveiro que fica dependente da empreitada que será assumida pela Câmara de Aveiro no território concelhio. 

“É um investimento de 750 mil euros de obra e mais 200 mil em aquisição de terrenos. Teve várias peripécias, duas providências cautelares que passaram por todas as instâncias, da primeira atá ao Constitucional, e em todas elas foi dada razão à Câmara. Quem andou a apregoar a ilegalidade desta obra está fora deste mundo. A câmara não faz obras ilegais. O tribunal indeferiu as providências de quem andou a entreter-se nisto”.

A Via de Acesso ao PCI é composta por uma estrada com duas vias (uma em cada sentido para tráfego motorizado), uma ciclovia paralela para circulação de velocípedes e peões e acesso de serviço às propriedades rústicas existentes naquela zona e, ainda, um Miradouro com vista privilegiada para a zona lagunar. O autarca de Ílhavo, Fernando Caçoilo, aproveitou o discurso para voltar a falar da capacidade de realizar obra. Num olhar pelo horizonte deixou nota de vários investimentos em curso.

“Queremos é que o desenvolvimento continue. Ílhavo não para. A poucas centenas de metros vejam as obras que temos. As infraestruturas do PCI e três edifícios estão em construção, o saneamento de Alqueidão, o esteiro da malhada, a conduta do Carvoeiro para as Gafanhas, a requalificação da rotunda da Gafanha de Aquém, o quartel de bombeiros, a requalificação do teatro da Vista Alegre, ampliação do Museu e a requalificação da capela da Vista Alegre. Em poucas centenas de metros temos tudo isto”.