Quercus, Câmara de Sever e ADRA vão estudar o Rio Vouga.

2017-09-01 08:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Núcleo Regional de Aveiro da Quercus, a Câmara Municipal de Sever do Vouga e a Águas da Região de Aveiro vão promover um estudo de caraterização ecológica do sítio de interesse comunitário rio Vouga. O projeto conta com a participação do Instituto do Ambiente e Desenvolvimento.

A associação ambientalista explica que o Sítio de Importância Comunitária rio Vouga é importante para a conservação de espécies piscícolas migradoras ameaçadas como a lampreia-marinha, o sável e savelha, sendo ainda um dos poucos locais de ocorrência confirmada de lampreia-de-riacho.

No rio Vouga e afluentes acorrem ainda espécies da fauna com elevado valor conservacionista, entre as quais se destacam a lontra, a salamandra-lusitânica e o lagarto-de-água. Nas margens do rio é possível encontrar uma galeria ripícola com interesse conservacionista e troços de habitat classificados pela Diretiva Habitats.

“Com este estudo pretende-se estabelecer um ponto de situação em relação ao conhecimento atual existente sobre a biodiversidade deste sítio, identificar lacunas de informação potencialmente existentes (propondo e priorizando o trabalho de campo que será necessário desenvolver futuramente), identificar os principais fatores de ameaça e, ainda, propor a implementação de medidas de gestão dos valores naturais presentes neste território”.