PSD questiona Ministra da Saúde sobre formação de médicos da urgência do Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

2020-06-01 20:47

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os deputados do PSD eleitos por Aveiro questionam a ministra da Saúde sobre falhas na formação de médicos escalados para as urgências do Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

Os deputados social-democratas dão eco às denúncias do Sindicato dos Médicos da Zona Centro, que tornou público que há médicos sem formação em suporte avançado de vida (SAV) a acolher doentes emergentes no Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), designadamente no Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro.

De acordo com o PSD, a pandemia expôs a insuficiência de médicos nos Serviços de Urgência mas o Partido lembra que a insuficiência de médicos no Serviço de Medicina Interna, bem como em outros serviços, já era conhecida antes do surto de Covid-19.

“Como consequência, os procedimentos adotados, no sentido de prevenir contágios em contexto hospitalar, conduziram à exaustão das equipas, escassas em recursos humanos, para garantirem dois serviços de Urgência diferenciados a funcionar em simultâneo (covid e não covid)”.

O PSD afirma ainda que perante o agravamento da situação, o Conselho de Administração do CHBV, que terá chegado a equacionar o encerramento de algumas valências essenciais à população, decidiu colocar médicos tarefeiros a cumprir as escalas de urgência covid.

Nas peguntas colocadas ao Governo pergunta se o Ministério da Saúde tem conhecimento das condições em que os utentes estão a ser acolhidos nos serviços de Urgência, designadamente se profissionais sem formação em SAV se encontram a ser orientados por médicos devidamente qualificados; se perante a eventualidade de uma segunda vaga, que poderá coincidir com o plano de contingência da gripe sazonal, que medidas específicas estão a ser preparadas pelo Ministério da Saúde para reorganizar o SNS de forma a colocar, nos serviços de Urgência, o número de profissionais necessários ao seu bom funcionamento e se o Ministério da Saúde está a estudar medidas que permitam proporcionar formação adequada, em SAV, de modo a alargar o universo de profissionais habilitados para acolher doentes críticos em serviços de urgência.