PSD questiona Governo sobre processo de recuperação dos postos da GNR de Cesar e Cucujães.

2017-11-08 08:19

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A deputada do PSD Helga Correia exigiu esta terça-feira do ministro da Administração Interna a dotação dos postos das GNR de Cesar e Cucujães, ambos do concelho de Oliveira de Azeméis, de condições dignas. Intervindo na discussão, na especialidade, do Orçamento do Estado para 2018, a parlamentar social democrata recordou que a anterior ministra assumiu a urgência da intervenção mas que até ao momento não há avanços no processo.

“Não pedimos, nem queremos quartéis megalómanos que custem milhões, não queremos um parque escolar nos edifícios das forças de segurança, com elevados custos de manutenção” referiu, na sua intervenção, Helga Correia, sublinhando a importância de “dotar ambos os edifícios com as condições dignas tanto para os militares como para as populações que necessitam de recorrer aos seus serviços”.

A área de intervenção do posto da GNR de Cesar abrange cinco freguesias do nordeste do concelho (Cesar, Nogueira do Cravo, Fajões, Carregosa e Macieira de Sarnes) e três do concelho vizinho de Arouca (Escariz, S. Miguel do Mato e Fermedo), mais de 18 500 habitantes.

“As condições de degradação são conhecidas de todos, vários governos passaram, foram motivo de várias deslocações de secretários de estado. E a situação mantém-se. Em 2007, foi anunciado pelo sub-secretário do MAI, o arranque das obras do posto de Cucujães, para o ano seguinte, curiosamente o atual Primeiro Ministro tutelava a área”, vincou Helga Correia, interrogando o ministro sobre qual o ponto de situação dos quarteis da GNR de Cesar e de Cucujães.