PSD questiona Governo sobre poluição na pateira.

2020-06-18 20:29

Categoria: 

Concelho: 

O PSD questiona o Ministério do Ambiente sobre as descargas poluentes que têm vindo a ser feitas na Pateira de Fermentelos.

Recentemente, e apesar de denúncias dirigidas às entidades fiscalizadoras feitas pela União das Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, partidos políticos e organizações ambientalistas, “têm vindo a ocorrer mais descargas poluentes na Pateira de Fermentelos decorrentes, por exemplo, de descargas de água residuais sem tratamento no rio Cértima”.

Também a Quercus informa que “além das descargas de efluentes domésticos feitos nas valas hidráulicas que se dirigem à lagoa, das descargas de efluentes industriais no sistema de águas pluviais da zona industrial de Oiã, das descargas do sistema multimunicipal de saneamento e do risco de infiltração existente em pedreiras localizadas na área, as descargas nas margens de Óis da Ribeira ocorrem de forma cada vez mais frequente e intensa”.

“Não sendo uma situação aceitável, torna-se ainda mais grave quando é recorrente, como o demonstram as várias denúncias de entidades e da população locais”, concluem os social-democratas.

O PSD quer saber se o Governo tem conhecimento das descargas poluentes realizadas na Pateira de Fermentelos, que diligências tomou para as corrigir e que ações de fiscalização, inspeção e recuperação promoveu o Governo.