PSD pede explicações sobre urgência obstétrica no hospital de Aveiro.

2022-07-09 08:11

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Aveiro denunciaram a falta de soluções para assegurar pelo menos dois especialistas na urgência obstétrica no hospital de Aveiro durante a noite.

Esta tem sido a causa da suspensão do serviço em horário noturno.

Numa pergunta dirigida à ministra da Saúde, os parlamentares aveirenses, eleitos pelo PSD, exigem respostas para o combate a estes constrangimentos sentidos na unidade de saúde.

“Estes constrangimentos são provocados pela falta de especialistas, o que levará a que a situação volte a repetir-se no Hospital de Aveiro. As escalas, que já são conhecidas, indicam que há 10 horários noturnos sem especialistas suficientes e, por isso, com urgência de obstetrícia fechada”, denunciam os deputados do PSD, aludindo ao facto de o serviço de urgência externa de ginecologia e obstetrícia ter estado encerrado das 20h30 de domingo até às 8h30 de segunda-feira, 4 de julho, sendo que nesse período de encerramento foi necessário direcionar duas utentes grávidas para a maternidade Daniel de Matos, em Coimbra.

Recordando que o Centro Hospitalar do Baixo Vouga tem 19 especialistas, mas a maioria tem mais de 55 anos e está dispensada de fazer urgências, os deputados do PSD querem saber se “tem a tutela conhecimento, e confirma”, a situação em que se encontram as urgências de ginecologia e obstetrícia do Hospital de Aveiro”.

Por outro lado, questionam a governante sobre que “esforços está a envidar a tutela para ajudar a administração hospitalar a contratar especialistas para garantir os 14 turnos e para quando estão previstas as alterações necessárias no Serviço Nacional de Saúde para dar respostas às necessidades dos utentes do hospital de Aveiro”.