PSD: Helga Correia questiona aumento de inscritos nos centros de emprego, eficácia do “contrato-emprego” e paralisação do “cheque-formação”.

2017-03-15 15:56

Categoria: 

Concelho: 

A deputada do PSD Helga Correia solicitou esclarecimentos na terça-feira, na audição ao ministro do Trabalho e Segurança Social, sobre o aumento de 2,5 por cento do número de inscritos nos centros de emprego em janeiro de 2017. A deputada aveirense acusou o governante de ter escondido “dados preocupantes para o país e que têm de ser realçados”.

Helga Correia referia-se aos últimos dados publicados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), segundo os quais o total de inscritos relativo a dezembro de 2016 e janeiro de 2017 registou um aumento de 2,5 por cento. “Como justifica este aumento de inscritos, dado que, como referiu, o desemprego está a baixar e o emprego está a aumentar?” – interrogou. Na sua intervenção na Comissão de Trabalho e Segurança Social, a parlamentar social democrata abordou, também, a eficácia da medida “contrato-emprego”, criada pelo atual governo. “Importa saber se o facto de a medida ter períodos de candidatura – três por ano – acautela as necessidades de contratação na ótica do empregador, que não necessita de mão de obra no mês A ou no mês B, só porque as candidaturas estão abertas” – enfatizou Helga Correia.

Referindo-se à medida “contrato-emprego”, Helga Correia lamentou que o atual Executivo tenha vindo a criticar as políticas ativas de emprego criadas pelo anterior governo PSD/CDS, revelando, na sua intervenção, que o país aguardou seis meses até à chegada da nova medida “contrato-emprego” que substituiu a anterior medida “estímulo-emprego”. Helga Coreia abordou, ainda, a medida “cheque-formação”, questionando o governante sobre a razão por que está paralisada esta medida ativa de formação e por que não estão a ser dadas respostas às candidaturas, deixando os seus beneficiários sem resposta durante longos períodos de tempo.