PSD desafia Ribau Esteves a antecipar equilíbrio de receita e despesa para 2020.

2018-12-20 11:12

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Os partidos que suportam a maioria, em Aveiro, falam em “performance notável” a caminho do reequilíbrio financeiro e classificam a revisão do Programa de Ajustamento como sucesso.

Esse o tom utilizado pelo PP e elo PSD. Os Sociais Democratas lançam o desafio a Ribau Esteves para surpreender a oposição com a antecipação do equilíbrio entre a dívida e a receita (o rácio de 1,5) de 2021 para 2020 e dessa forma desarmar o argumento da oposição de que a gestão deste processo é eleitoralista.

No PAM em vigor o equilíbrio estava previsto para 2027 e no PAM revisto passa para 2021 mas a oposição tem dito que tal fica “associado” ao calendário eleitoral. Manuel Prior desafia Ribau Esteves a surpreender os críticos (com áudio)

PS, BE, PCP e PAN pedem uma abordagem realista que privilegie o bem-estar dos cidadãos mas também o alívio da carga fiscal e a saída antecipada do Programa de Ajustamento.

Rita Batista (BE) admite melhorias mas nota a manutenção das políticas austeritárias e o PCP defende que o município será mais atrativo logo que reduza a carga fiscal.

O PS questiona mesmo como será possível continuar a crescer sem o nível de receitas atual. Francisco Picado (PS) teme que a autarquia possa viciar-se” em impostos (com áudio)

Ribau Esteves afirma que a aposta no reforço do investimento é realista e vai às prioridades. Por isso afasta o debate sobre o Metro e diz que há outros exemplos como a construção de um pavilhão multiusos que não pode ser considerado prioridade no momento quanto há problemas básicos para resolver (com áudio)