PSD de Águeda defende aposta nas universidades seniores.

2015-06-01 11:52

Categoria: 

Concelho: 

O PSD de Águeda visitou a Academia de Cultura e Solidariedade de Águeda numa jornada de trabalho em que incentivou as universidades seniores. Esta Associação conta com cerca de 100 alunos e mais de 20 formadores voluntários, em diversas áreas, desde as línguas, psicologia, pintura, teatro, entre outras, procurando estabelecer parcerias que ajudem a realizar as atividades planeadas.

O PSD considera que as atividades desenvolvidas pelas Universidades Seniores “são de especial relevo” porque contribuem para o envelhecimento ativo mas também na prevenção de problemas de saúde “pois os últimos dados apontam para que os alunos que as frequentem consomem cerca de 20% menos medicamentos e estão também menos sujeitos a depressões”.

Carlos Franco (PSD) refere que Portugal tem a maior rede de Universidades Seniores do Mundo, contando com mais de 245 Instituições que abrangem mais de 35.000 alunos de acordo com os dados oficiais da Rede Nacional, “o que para quem conhece a realidade do terreno conclui-se rapidamente que este número ainda é superior”.

Alertou também para que a dificuldade existente nos dias de hoje em todas as Associações de obterem mais apoio de voluntários. “Porque não existindo uma sociedade que se envolva cada vez mais nestes projetos não conseguiremos dar respostas mais adequadas, sendo certo que é sempre importante investir, mas é penoso ver muitas vezes a tentação do facilitismo e o desperdício em vez da otimização dos recursos existentes”.