PS saúda criação do Conselho Municipal da Juventude mas lamenta "atraso de 10 anos".

2018-11-19 10:54

Categoria: 

Concelho: 

Os Vereadores eleitos pelo Partido Socialista congratulam-se pela aprovação do projeto da proposta de Regulamento do Conselho Municipal de Juventude mas lamentam o tempo de espera e temem que possa ser “mau augúrio” para o funcionamento da estrutura.

O regulamento foi votado na última Reunião da Câmara Municipal de Ílhavo e segue para consulta pública. Eduardo Conde, Sérgio Lopes e Sara Pinho não deixam de lamentar que o CMJ tenha “demorado uma década” a chegar.

Dizem que a maioria “finalmente” dá razão ao PS, dez anos após a aprovação, pela Assembleia da República, do Regime Jurídico dos Conselhos Municipais de Juventude.

“O procedimento agora iniciado, com a submissão à consulta pública do projeto de regulamento, é o culminar de uma reivindicação que dura desde 2009 por parte do Partido Socialista e da Juventude Socialista de Ílhavo, que sempre defenderam o Conselho Municipal da Juventude como instrumento de aproximação dos jovens à participação cívica e política e do seu envolvimento na definição das políticas de juventude prosseguidas pelo Município”.

Lembram os Vereadores do PS, pela voz de Sérgio Lopes, que a maioria PSD, ao longo dos últimos dez anos, “sempre se furtou a esta obrigação legal, numa atitude que demonstra a secundarização da importância da participação dos jovens e das suas organizações, nunca antes vistos como agentes relevantes para o enriquecimento das políticas autárquicas de juventude”.