PS reclama mudanças na rede viária da Gafanha da Nazaré. Fernando Caçoilo diz que oposição procura nova agenda depois da rotunda da Barra.

2018-06-16 10:11

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Partido Socialista de Ílhavo critica as políticas de mobilidade da autarquia e apontou o reordenamento de tráfego como essencial ao futuro da Gafanha da Nazaré nos “pontos negros” já identificados como locais onde há mais sinistralidade.

Depois de sessões em que o tema esteve centrado na empreitada da rotunda da Barra e na suspensão do serviço Ílhavo In, agora o principal partido da oposição acentua a importância de rever circuitos na Gafanha da Nazaré.

João Alberto Roque fez essa recomendação a partir de testemunhos de cidadãos que se queixam da elevada sinistralidade num percurso contíguo à A25, na rua João das Regras.

"Quem vive naquele cruzamento e passa a vida a chamar o 112 conhece aquilo melhor que nós. Sugeria voltar à situação antigo com stop na Rua Pedro Nunes. Outra sugestão é transformar um troço da João das Regras em via de sentido único".

Pedro Martins, do PS, questionou os circuitos Ílhavo In. Depois do cancelamento para revisão, os percursos ressurgem tendo como novidade a ligação das praias aos museus e dentro do “miolo urbano” da Gafanha da Nazaré.

O deputado socialista diz que o centralismo e o turismo estão a “desvirtuar” um serviço social que deveria atender às necessidades da população priorizando, por exemplo, as ligações aos centros de saúde (com áudio).

O rol de críticas passou pela rotunda da Barra com Luís Leitão a salientar que não foi a oposição quem assumiu atrasos na empreitada devido aos dias de chuva.

A consignação da obra surgiu no final de Setembro de 2017 de acordo com o visto do Tribunal de Contas e os 10 meses de trabalhos esgotam-se a 17 de Julho. A autarquia assegura que vai cumprir o prazo e crítica os discursos “alarmistas” do PS.

A bancada socialista recusa o rótulo de alarmista e afirma que da mesma forma que a chuva atrasou a empreitada nalguns momentos, “alivia” os fins de semana com menos carga automóvel na praia da Barra (com áudio)

Fernando Caçoilo respondeu às críticas com a garantia de que a empreitada estará cumprida em tempo útil. E acusa o PS de ter esgotado os temas em torno da rotunda voltando-se, agora, para os circuitos viários na Gafanha da Nazaré (com áudio).