PS pressiona Governo para reforço de médicos em Nossa Senhora de Fátima.

2018-06-05 08:15

Categoria: 

Concelho: 

PS e BE pressionam o Governo para garantir o reforço de médicos em Nossa Senhora de Fátima.

Ontem, durante a manhã, foi o BE a anunciar um projeto para debate esta quarta na Assembleia da República. Poucas horas depois o PS dava conta da uma iniciativa em que o Ministro da Saúde era questionado sobre a questão dos cuidados médicos na Extensão de Saúde em Nª Sra de Fátima.

O presidente da concelhia Socialista, Manuel Oliveira de Sousa (na foto) tem envidado esforços para levar estas preocupações ao Ministério da Saúde, em conjunto com Filipe Neto Brandão, deputado por Aveiro na Assembleia da República, que formulou a questão em que é pedido o reforço.

A extinta freguesia de Nossa Senhora de Fátima, com perto de 2000 habitantes, integra hoje, em resultado do processo de fusão e extinção de freguesias operado na legislatura anterior, a atual União de Freguesias de Requeixo, Nª Sra de Fátima e Nariz, no concelho de Aveiro.

Tem médico disponível apenas num dia da semana e por algumas horas.

Os utentes idosos, em particular os doentes crónicos, enfrentam dificuldades de resposta no Serviço e a deslocalização não é fácil com a rede de transportes existente.

“Sobretudo a partir de 2013, por reiterada ausência do clínico aí colocado, muitos dos utentes de Nª Srª de Fátima viram-se obrigados a inscrever noutras USF ou noutras Extensões de Saúde que não aquela localizada onde residem. Tal circunstância conduziu a um esvaziamento estatístico da procura

da Extensão de Nª Srª de Fátima que não corresponde, assim, à realidade e que importa ter presente”, refere o requerimento.

Com a extensão de saúde de Nariz a 10 kms, o deputado e o dirigente socialista alegam que só o reforço de meios irá minimizar os problemas.