PS preocupado com transferência do hospital de São João da Madeira para a Misericórdia.

2015-09-18 14:46

Categoria: 

Concelho: 

Os candidatos do PS pelo círculo de Aveiro revelam preocupação pela transferência da tutela do hospital de São João da Madeira para a Misericórdia. Pedro Nuno Santos, acompanhado pelo presidente da concelhia do PS local, Luís Miguel Ferreira, reuniu com o conselho de administração do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (CHEDV), liderado por Miguel Paiva. Depois do encontro para perceber as necessidades do hospital da Feira, o diálogo incidiu sobre os contornos da transferência de gestão do hospital de São João da Madeira para a Santa Casa da Misericórdia que, após decisão recente do Governo PSD/CDS, se concretizará a 1 de janeiro de 2016.

Em cima da mesa estiveram aspetos tais como as várias especialidades a manter na unidade de S. João da Madeira e o serviço que será absorvido pelo CHEDV, bem como a segurança dos trabalhadores.

Os deputados do PS dizem que as informações do responsável pelo CHEDV apontam para o desfecho de negociações em curso em que haverá “especialidades que se mantêm no centro hospitalar e outras que serão transferidas”. Os trabalhadores serão solicitados a escolher o seu destino, situação enquadrada pelos direitos adquiridos enquanto funcionários públicos.

Para Pedro Nuno Santos “a retirada dos hospitais da esfera da gestão pública não merece a nossa concordância. Preocupa-nos muito a futura capacidade de prestação de serviços de saúde à população desta região e, em particular, de S. João da Madeira. Este processo deveria ter sido precedido de um amplo debate com a comunidade e não deveria ter ocorrido nas costas das populações e das forças vivas políticas e não políticas. A reorganização das equipas médicas, a transferência dos trabalhadores, a compensação do anunciado corte de 25% no financiamento deste hospital, a questão das urgências, são algumas das nossas preocupações”.

Na agenda para sábado estão contactos com a população nos Mercados de Esmoriz e Ovar, nas Festas da Nª Sª da Ajuda, em Espinho, e no domingo em Arrifana e na festa de reentré do Partido Socialista de Castelo de Paiva (Monte de São Domingos)