PS: Hugo Oliveira considera "inaceitável" a posição de Ribau Esteves sobre PNI 2030.

2020-11-03 15:27

Categoria: 

Concelho: 

Passado mais de uma semana sobre a apresentação do Plano Nacional de investimentos 2030 (PNI2030), com importantes projetos para região de Aveiro, o PS lamenta que o presidente da comunidade Intermunicipal da Região, Ribau Esteves, ainda não se tenha pronunciado sobre o mesmo.

“Ribau Esteves comporta-se como um chefe de facção, preocupado apenas com a imagem do seu partido – o PSD - e não como um presidente de uma comunidade intermunicipal em que os vários concelhos e partidos estão representados”, acusou o deputado e vice-presidente da Federação do PS-Aveiro, Hugo Oliveira

Para o parlamentar, como presidente da CIRA Ribau Esteves deveria ter uma palavra sobre o PNI2030, “que tem o maior investimento de sempre na nossa região”, salientando os projetos para o distrito e dando-as a conhecer à população.

A apresentação do PNI2030 feita pelo Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, revelou estarem planificados investimentos há muito reclamados pela região, tais como: a ligação de Sever do Vouga (IC35 Sever do Vouga – IP5); o eixo rodoviário Aveiro-Águeda e a ligação do Nó de Águeda do IC2 à EN235 em Perrães para garantir o melhor acesso à A1 em Aveiro Sul; a ligação do Parque Empresarial do Casarão ao IC2.

No âmbito dos investimentos ferroviários, está garantida uma nova linha Porto – Lisboa; e a nova Linha Aveiro – Mangualde de ligação ao Corredor Internacional Norte, que se perspetiva determinante para a capacidade económica da região, a par com o investimento de 113 milhões de euros que se prevê ocorrer no Porto de Aveiro no decurso do PNI 2030.

“Ao calar-se e fazer de conta que estes investimentos não existem, Ribau Esteves está a prestar um péssimo serviço a Aveiro, fazendo parecer que eles não são importantes e não terão repercussão económica em toda a região”, sustentou Hugo Oliveira, lembrando que o presidente da CIRA chegou mesmo a dizer que o PNI2030 interessa muito pouco e que o importante seria perceber o que era colocado para Aveiro no Plano de Recuperação e Resiliência.

O deputado da Assembleia da República diz que “ou Ribau não sabe que são programas com investimentos distintos, e isso é grave e mostra desinteresse, ou quer enganar os aveirenses e desvalorizar os investimentos que o PNI2020 prevê fazer na região”. “A única explicação para o fazer é, mais uma vez, colocar a disputa partidária acima dos interesses de Aveiro”.