PS de Ílhavo reclama inclusão da reabilitação urbana na Gafanha da Nazaré na agenda para 2020.

2019-10-25 10:18

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Partido Socialista deu sugestões no período de consulta prévia, no âmbito da elaboração das Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2020 da Câmara Municipal de Ílhavo, e defende a reabilitação urbana da Gafanha da Nazaré como projeto que exige trabalho participado.

No documento enviado ao Presidente da Câmara, Sérgio Lopes, Presidente da concelhia socialista de Ílhavo, defendeu o início do estudo prévio com participação cidadã na requalificação do centro urbano da Gafanha da Nazaré.

Defende que a reorganização urbanística da cidade, a compatibilização dos diversos meios de transporte com melhor segurança rodoviária, a melhoria das condições para as atividades económicas ali instaladas, dependem de uma “ação autárquica devidamente planeada no tempo, em diálogo com a população”.

Inspira-se na requalificação da zona envolvente ao Jardim Henriqueta Maia que diz ser "exemplo de oportunidade perdida” para desafiar a Câmara a estabelecer formas de governar mais “abertas” e “participativas”.

Contesta uma abordagem “casuística” sem “ganhos estruturais” para o território e para a melhoria da qualidade de vida das populações.

Além da requalificação urbana, os socialistas de Ílhavo salientam a importância de apostar mais na ria e em mecanismos de planeamento.

“Os instrumentos de ordenamento do território não têm sido concretizados, designadamente no que diz respeito aos inúmeros planos de pormenor por definir, esvaziando o Plano Diretor Municipal de eficácia como peça definidora da estratégia de valorização do território; a cobertura da rede de saneamento em todo o concelho progride em ritmo lento; as infraestruturas desportivas já há muito que não são suficientes face às necessidades da comunidade; o sistema de mobilidade é obsoleto face às necessidades quotidianas das populações, designadamente no que diz respeito aos circuitos de modos suaves que persistem bastantes descontínuos e em dessintonia com a rotina dos atuais e potenciais utilizadores”, refere o PS na lista de preocupações que gostaria de ver respondida em plano de atividades.

Outras das apostas é a saúde animal com a "definição e implementação de uma estratégia municipal de apoio animal, que ultrapasse os constrangimentos que se colocam à proteção e saúde animal no concelho".

O PS considera que o Município de Ílhavo "ignorou por completo as alterações legislativas que obrigam as autarquias a mudar o paradigma das suas políticas no âmbito da saúde animal".

Em contagem descrescente para a Convenção Autárquica deste fim de semana na Gafanha da Encarnação, o presidente da concelhia socialista realça o equilíbrio de forças no concelho e as perspetivas de discutir as eleições de 2021 (com áudio)

O dirigente admite que as autárquicas dependem também dos atores locais mas sem dissociar esse peso das dinâmicas partidárias (com áudio)