PS de Aveiro critica Câmara pelo acordo que assinou com a Transdev.

2020-12-21 18:08

Categoria: 

Concelho: 

O PS de Aveiro diz estar “totalmente contra” o “acordo de gestão” aprovado pela maioria na Câmara para compensar a concessionária AveiroBus pelas consequências da Pandemia nos transportes públicos, que prevê uma transferência de 700 mil euros.

"O presidente da Câmara Municipal de Aveiro continua a fazer da gestão municipal uma política de truques e malabarismos misturando assuntos para serem tratados na mesma decisão", referem os socialistas.

"Aprovar um acordo de gestão com a concessionária de transportes (Aveirobus) e “apoio Covid” não são a mesma coisa. Por isso, importa analisar e tomar decisões em separado. Misturar alhos com bugalhos, diz a sabedoria popular, nunca dá bom resultado", vincam.

Sobre o acordo de gestão, dizem-se "totalmente contra". Na concessão e no serviço, "a nossa coerência é absoluta: é um mau serviço a Aveiro, cada vez mais caro, que tarde ou nunca se endireitará".

"O Partido Socialista e todos os aveirenses que utilizam ou necessitam de utilizar os transportes públicos Aveirobus constatam que a concessão continua a ter critérios economicistas, sem verdadeiro interesse de serviço público. O acordo de dezembro de 2020 é mais um enxerto em algo que nasceu torto: Aveirobus não resolve o problema dos transportes públicos que os aveirenses procuram e necessitam. Das 14 linhas existentes (incluindo a fluvial) apenas uma, a 11, poder-se-á considerar como transporte público generalizado; todas as outras são mais transporte escolar que outro serviço qualquer, que acolhe outros utentes com efeito supletivo. O Plano de Transportes deveria ser verdadeiramente integrado, que diversidade de serviços que garantissem qualidade, redução de tempo, circuitos-destinos-horários diferenciados a outros setores de atividade (saúde, cultura, comércio local,…) – constata-se que aumentando esta oferta, aumenta a procura. Este acordo de gestão serve para tapar buracos e lacunas (diagnosticados desde o início) e incluir apoios do Estado Central (PART, PRO-TRANS, Passes escolares)", sublinham.

Quanto ao apoio, no âmbito da emergência COVID’19, "o Partido Socialista mantém a disponibilidade para dar o aval para que as famílias dos trabalhadores, os serviços associados,… mantenham, apesar dos tempos difíceis, alguma qualidade de vida, trabalho, salários. Em suma, ao misturar os assuntos, quer-se confundir a forma das coisas com o essencial dos assuntos".