Protesto de agricultores em Estarreja: Governo avança com 17 medidas para o sector do leite. “Vale sempre a pena lutar" dizem os homens da terra.

2016-08-23 10:13

Categoria: 

Concelho: 

Mais sete milhões de euros e compensações para quem reduziu a produção de modo voluntário são algumas medidas incluídas no pacote que vai ser aprovado em Conselho de Ministros. O ministro da Agricultura anunciou, esta terça-feira, na Renascença algumas das 17 medidas do pacote global que vai ser aprovado em Conselho de Ministros com vista a apoiar os produtores de leite. “Conseguimos um apoio de mais 45 euros por vaca, que vamos atribuir às primeiras 20 vaca de todas as explorações, beneficiando e discriminando positivamente os pequenos agricultores”, começa por dizer Capoulas Santos, que esteve em directo no noticiário das 08h00. “Além disso, conseguimos, com uma gestão do primeiro pilar da PAC [Política Agrícola Comum; o primeiro pilar regula os produtos agrícolas], canalizar para o sector do leite outros sete milhões de euros que permitem atribuir aos produtores do continente mais 45 euros por vaca a pagar já em Outubro – 70% avançaremos no mês do Outubro e 30% no mês de Dezembro”, continuou. Em terceiro lugar, o Governo vai “aplicar uma outra medida decidida no Conselho de Ministros da Agricultura de Julho, que visa compensar os agricultores que voluntariamente reduziram a produção no último ano, uma vez que a crise europeia foi de excesso de oferta”. Capoulas Santos afirmou ainda que pretende tornar obrigatória a indicação da origem no rótulo do leite e produtos lácteos, para informar os consumidores e promover a valorização da produção nacional – algo que está em negociação com a União Europeia, segundo o Ministério da Agricultura.

O anúncio do pacote de medidas para o sector do leite chega no mesmo dia em que está agendada uma marcha lenta entre Ovar e Estarreja. João Dinis, da Confederação Nacional da Agricultura, considera que as “boas notícias” agora conhecidas mostram que “vale sempre a pena lutar”. Ainda assim, a “tractorada” mantém-se. O responsável quer agora ver se o Ministro consegue colocar o tema da reintrodução das quotas leiteiras na agenda de Bruxelas. “O senhor ministro também diz que é adepto das quotas leiteiras, ou que seja retomado um sistema idêntico. Em Setembro vai haver um Conselho de Ministros da União Europeia, vamos ver se o senhor ministro lá leva o assunto e faz com que ponham na agenda a questão da retoma das quotas leiteiras”, apelou.

 

 

Fonte: RR