Prossegue a proteção da marginal do Rio Vouga entre Albergaria-a-Velha e Aveiro.

2019-07-03 16:55

Categoria: 

Concelho: 

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), tem em curso uma nova empreitada de reperfilamento, limpeza e proteção da marginal do Rio Vouga, um investimento de 592.549,49€ (+IVA).

É uma obra inserida num projeto aprovado e cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) – “Intervenções Estruturais e Controlo de Cheias nos rios Vouga e Antuã”, que consiste no reperfilamento do leito e margens do Rio Vouga, nos Municípios de Aveiro e Albergaria-a-Velha, numa extensão de 6,3 km. A empreitada acontece nas localidades de São João de Loure, Angeja e Frossos em Albergaria-a-Velha, e Eixo e Esgueira em Aveiro.

O Rio Vouga no referido troço, "em virtude das cheias ocorridas nos últimos invernos, por insuficiente capacidade de encaixe do seu leito, provocou o extravaso da água para as margens inundando assim os campos agrícolas adjacentes, fragilizando e causando danos acentuados nos taludes das margens, o que provocou vários rombos nos mesmos e nos terrenos adjacentes". Neste sentido, "torna-se necessário e urgente proceder a esta intervenção de requalificação do troço do rio, que vai permitir o aumento da capacidade de escoamento e secção de vazão".

Esta intervenção "integra-se numa estratégia de investimento contínuo no Rio Vouga", envolvendo, neste caso, as Câmaras de Aveiro e Albergaria-a-Velha, com o Apoio da Administração da Região Hidrográfica do Centro da Agência Portuguesa do Ambiente (ARHC-APA), sendo todo o trabalho coordenado pela CIRA.