Projeto Aveiro 2027 foi apresentado perante júri internacional.

2022-03-08 15:37

Categoria: 

Concelho: 

O projeto Aveiro 2027 - Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura apresentou hoje o seu 'bidbook' ao júri escolhido pela Comissão Europeia.

Esta audiência de pré-seleção aconteceu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, perante 12 jurados independentes, de várias nacionalidades, aos quais foram apresentadas as linhas gerais do dossier de candidatura, com posterior colocação de questões.

A delegação de Aveiro 2027 foi composta por dez elementos, representando as várias áreas do programa da candidatura e liderada pelo Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), José Ribau Esteves, entidade promotora deste projeto cultural.

A delegação integrou também: Carlos Martins (membro da Comissão Executiva de Aveiro 2027), Sónia Almeida (Chefe da Divisão de Cultura e Turismo da CMA), Filipe Teles (Pró-Reitor da Universidade de Aveiro), Martim Sousa Tavares (Coordenador do Programa Cultural de Aveiro 2027), Michela Magas (Curadora dos projetos internacionais de Aveiro 2027), João Pedro Rosa (Coordenador do Programa de Participação de Aveiro 2027), Natasa Golosin (Responsável pelo Programa de Voluntariado de Aveiro 2027), Hugo Branco (Curador de projetos artísticos de Aveiro 2027) e Matilde Cardoso (Estudante e Participante num dos projetos culturais de Aveiro 2027). A comitiva integrou na sua estrutura de apoio, José Pina (Coordenador da Comissão Executiva de Aveiro 2027), André Cester Costa (Chefe da Divisão de Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo da CMA) e Miguel Craveiro (Técnico da CMA).

Neste dia em que Aveiro apresentou o seu projeto ao Júri do concurso, foi feito o lançamento público de um vídeo "muito expressivo" sobre Aveiro, denominado “Wetlands”, que integra a comunicação da Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027.

O próximo passo do processo é a escolha das Cidades (de entre as 12 candidatas) que passarão à fase final de seleção, sendo essa "short-list" anunciada publicamente numa conferência de imprensa marcada para o dia 11 de março, no Centro Cultural de Belém.

Para o próximo dia 15 de março, às 18h45, está marcado um evento de apresentação pública do “BidBook” da Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027, no Teatro Aveirense, no qual será realizado um balanço do projeto Aveiro 2027 e apresentados os seus futuros passos, independentemente do resultado da seleção.