Projecto para o Rossio: Câmara fala em "promiscuidade política" do PS no processo.

2018-07-04 16:26

Categoria: 

Concelho: 

Ribau Esteves passa ao "ataque" no processo de reabilitação do Rossio e acusa o PS e o movimento cívico que contesta a ideia base de promiscuidade política pela colocação de um outdoor em painel cedido pelo PS na rotunda de acesso à A25 contra o projeto.

Relativamente ao processo de 'participação pública' sobre o Projeto de Requalificação do Rossio (Aveiro), a Câmara diz que "é grave a instrumentalização partidária do processo de participação pública no debate sobre a 'Ideia Base' escolhida" para a elaboração do Projeto de Qualificação do Rossio.

"Vários dos episódios ocorridos nas duas reuniões da Assembleia Municipal onde o tema foi debatido (a 22 e 28 de junho 2018), demonstram essa circunstância, embora com práticas políticas demagógicas e oportunistas de alguns", é referido. Para a autarquia, o Partido Socialista "é o expoente máximo dessa circunstância".

"Os seus três Vereadores votaram a favor da 'Ideia Base' que foi aprovada por unanimidade pelo Executivo Municipal. Os Lideres de Bancada na Assembleia Municipal declararam que o PS é contra a 'Ideia Base', em especial por causa da hipótese do estacionamento automóvel subterrâneo, havendo no entanto uma opinião divergente na bancada do PS".

O autarca não esconde surpresa pela colocação de um elemento publicitário da campanha do movimrento Juntos pelo Rossio contra a 'Ideia Base' para a Qualificação do Rossio, numa estrutura de 'outdoor' do Partido Socialista instalada na Rotunda da Salineira, no acesso à A25".

"Esta partidarização que denunciamos e lamentamos, demonstra bem o que não deve ser a dependência dos Movimentos de Cidadãos, de Partidos Políticos, e o que não deve ser a sua instrumentalização pelos Partidos Políticos, neste caso da Oposição à Câmara Municipal de Aveiro", sublinha a Câmara.

A autarquia reitera "o empenho na elaboração de um bom estudo prévio e de um bom projeto de execução da Qualificação do Rossio, com a devida e cuidada racionalidade e consistência técnica, enriquecido pela audição dos cidadãos que vamos fazendo a cada dia, mesmo com a diversidade de quem é contra e de quem é a favor da 'Ideia Base' escolhida, numa atitude determinada, de proximidade e de seriedade, sem utilizar mecanismos de promiscuidade ou de condicionamento seja de quem for, denunciando com repúdio por esses atos daqueles que os estão a utilizar".