Projacto 'Vela para Todos' desenvolvido em Ílhavo pela autarquia local.

2021-06-14 15:11

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Câmara de Ílhavo lançou hoje de manhã o Programa Municipal “Vela Para Todos”. Escolas do 1.º ciclo e a população em geral são o público-alvo deste projeto com uma aposta no “fomento do gosto e interesse” na prática da vela na Ria de Aveiro. A iniciativa espera chegar a cerca de 250 aderentes numa primeira fase do Programa, como referiu o Vereador da autarquia ilhavense, Tiago Lourenço. (com áudio) "Massificar a 'Escola de Vela' no território ilhavense, é um dos objectivos. (com áudio)

É um projeto que tem como objetivo principal promover a aquisição de competências básicas para a prática da modalidade, de uma forma transversal, dos 7 aos 77 anos, com especial incidência na comunidade escolar, para crianças dos 7 aos 12 anos.

A Autarquia coloca à disposição do público escolar ações formativas devidamente reconhecidas e enquadradas nos planos de estudo do público escolar (crianças dos 8 aos 12 anos) e uma outra componente para a população em geral, para jovens, adultos e seniores, a partir dos 13 anos.

O programa pretende levar mais crianças e jovens ao mundo da vela, numa aposta que irá passar pela ação dos clubes náuticos sediados no Município. O arranque do projeto, apadrinhado pelo Clube de Vela da Costa Nova, que, este ano, celebra o seu 40.º aniversário, conta, nesta fase, com a participação de cerca de 200 alunos do 3.º ano do Ensino Básico. No início do próximo ano letivo, a Câmara Municipal de Ílhavo espera contar com a participação de um número mais alargado de alunos.

Além disso, e aproveitando as inquestionáveis potencialidades oferecidas pela Ria para a realização de desportos náuticos, o Programa será alargado a cerca de 50 jovens e adultos que demonstrem interesse em ter uma experiência e um primeiro contacto com a prática da vela, através de aulas de aprendizagem e formação, repartidas por 10 sessões.

No entender do Vereador dos Pelouros da Educação e do Desporto da Câmara Municipal de Ílhavo, Tiago Lourenço, "depois de interrompido o primeiro passo dado em 2019, com o surgimento da crise pandémica no início de 2020, o 'Vela para Todos' tem condições para se consolidar, expandir e oferecer novas opções para a prática desportiva dos jovens, nomeadamente na vertente que liga o desporto à Ria, potenciando-se uma maior regularidade na prática da vela de forma muita ativa, contando com a parceria dos Agrupamentos de Escola e de todos os Clubes Náuticos do Município".

Na sessão de apresentação do Programa, o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, destacou a importância do projeto que tem uma enorme abrangência. "Este projeto promove a nossa Ria, a par da tradição marítima que caracteriza o nosso território e as nossas gentes, potencia uma prática desportiva que encontra, em Ílhavo, condições únicas – espelho de água, condições naturais, vento – e é um excelente motor de promoção turística, enquadrado, por exemplo, no projeto da Estação Náutica do Município de Ílhavo, que, através das mais-valias que o território apresenta, capte visitantes, fixe as pessoas e desenvolva económica e socialmente esta nossa terra".

O Programa Municipal “Vela para Todos” tem um investimento global de 66.265,00 euros e é financiado em 85% pelos Fundos Comunitários do Mar2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEAMP - Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pesca, aprovado no âmbito da DLBC Região de Aveiro.