Presidente da República nos 50 anos do III Congresso da Oposição Democrática.

2023-04-19 07:29

Categoria: 

Concelho: 

Presidente da República e Presidente da Assembleia da República vão estar, esta quarta-feira, em Aveiro, na Comemoração dos 50 anos do III Congresso da Oposição Democrática.

“Da Memória ao Futuro: Comemoração dos 50 anos do III Congresso da Oposição Democrática” é o mote desta iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e da Universidade de Aveiro (UA), com a curadoria de Carlos Jalali e Patrícia Silva, docentes da UA.

Este evento visa dinamizar a atividade democrática em Portugal, através de uma efetiva participação cívica, em especial de gerações mais novas, estudantes do ensino secundário, os quais serão desafiados a fazer uma reflexão sobre os desafios para o futuro, de modo a alcançar uma “sociedade mais inclusiva, participativa e justa”.

A abertura desta Comemoração contará com as intervenções de Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro, Carlos Jalali, co-curador da comemoração, Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, e Augusto Santos Silva, Presidente da Assembleia da República.

O programa inclui uma mesa redonda sobre os desafios atuais da democracia, a intervenção do Presidente da República e o trabalho de grupo dos participantes para refletir sobre os rumos futuros do país, ecoando assim o espírito de participação que animou o III Congresso.