Presidente da República na apresentação dos 30 consórcios de inovação da Rede Nacional de Test Beds.

2023-03-31 09:26

Categoria: 

Concelho: 

O Presidente da República marca presença na Universidade de Aveiro na apresentação dos 30 consórcios de inovação que fazem parte da Rede Nacional de Test Beds.

Disponibilizar as condições necessárias às PME e startups para teste, desenvolvimento e experimentação de novos produtos e serviços inovadores é um dos principais objetivos das 30 Test Beds que integram a Rede Nacional destes consórcios de inovação. A apresentação inicia-se às 10h00, no edifício da Reitoria

Com uma dotação total de cerca de 150 milhões de euros, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o objetivo é que os consórcios desenvolvam até ao final do ano de 2025 um total de 2415 produtos-piloto, fornecendo uma plataforma fundamental para as PME e startups fortalecerem as suas criações.

Mário Campolargo, secretário de estado da digitalização e da modernização administrativa, explicou que as Test Beds são “polos de inovação, funcionando numa lógica colaborativa entre as empresas responsáveis pela sua operação e as empresas e startups a quem prestam serviços”, permitindo acelerar o processo de transição digital das empresas.

A Rede Nacional de Test Beds é uma iniciativa coordenada pela Estrutura de Missão Portugal Digital e conta com o apoio do IAPMEI, ANI, Compete, DGAE e Startup Portugal.

Esta Rede é financiada pelo PRR e visa disponibilizar infraestruturas e equipamento para prestação de serviços a pequenas e médias empresas (PME) e startups.