Presidente da Câmara de Anadia reitera impacto negativo do traçado de Linha de Alta Velocidade na sua terra.

2023-03-06 17:02

Categoria: 

Concelho: 

O Centro de Alto Rendimento de Anadia, em Sangalhos, foi o “palco” escolhido pela Revista Grandes Escolhas para a entrega dos “Prémios Grandes Escolhas”.

A iniciativa, que visa distinguir os melhores vinhos, bem como empresas, profissionais e instituições na área de vinhos e gastronomia, em Portugal, contou com a presença de cerca de um milhar de pessoas, tendo decorrido no passado dia 3 de março.

O evento foi presidido pela Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e pela Presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso.

Na ocasião, Maria Teresa Cardoso deu as boas vindas a todos os presentes, com destaque para a presença da Ministra da Agricultura. Endereçou também os parabéns à Revista Grandes Escolhas por, uma vez mais, ter escolhido Anadia para a entrega dos galardões que distinguem os melhores vinhos nacionais, assim como aos produtores/vitivinicultores concelhios que foram premiados na Gala pela excelência dos seus vinhos.

Aproveitando a presença da Ministra da Agricultura, a autarca anadiense reiterou as “preocupações” do Município e as “apreensões dos agentes locais”, face ao traçado da futura Linha de Alta Velocidade que atravessará o concelho, “causando um impacto considerável, nomeadamente na mancha vitivinícola, comprometendo assim, em certa medida, o próprio desenvolvimento económico do concelho”.

Maria Teresa Cardoso apelou à sensibilidade da Ministra da Agricultura para esta preocupação municipal, na expetativa que a transmita aos restantes membros do Governo, nomeadamente ao Ministro que tutela as Infraestruturas e ao Primeiro-Ministro.

O vice-presidente da Câmara de Anadia, Jorge Sampaio, teve ainda a oportunidade de apresentar o concelho de Anadia realçando o enquadramento geográfico entre dois polos urbanos (Aveiro e Coimbra), bem como da região da Bairrada, destacando a importância da sua proximidade e ligação ao mar e à serra, dos produtos endógenos que a diferenciam, das suas paisagens, cultura, gastronomia e vinhos, e, por conseguinte, da sua importância estratégica para o desenvolvimento agrícola, económico e turístico da região.